Terça-feira, Novembro 11, 2025
NOTÍCIA

Cuba e Indonésia celebram amizade e futuro compartilhado

Jacarta, 11 nov (Prensa Latina) O encontro que, por ocasião do 65º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e Indonésia, foi realizado hoje no clube Cohiba Atmosphere, é visto como uma celebração da amizade, da história e de um futuro compartilhado.

A história dessas relações, baseadas no respeito mútuo e na solidariedade, começou de uma maneira extraordinária, destacou a embaixadora cubana, Dagmar González, na comemoração.

Ela lembrou que foram os encontros entre figuras lendárias como o primeiro presidente da Indonésia, Sukarno, o líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, e o comandante Ernesto Che Guevara, que marcaram o início desses laços.

A diplomata destacou que, nestes 65 anos de relações, “compartilhamos valores fundamentais como dignidade, autodeterminação, soberania, solidariedade e defesa do Sul global, e esses mesmos princípios têm guiado nossa cooperação em fóruns internacionais”.

González enfatizou que, a cada ano, a Indonésia reafirma seu apoio a Cuba na Assembleia Geral das Nações Unidas ao votar contra o bloqueio econômico, financeiro e comercial imposto há mais de seis décadas pelos Estados Unidos contra seu país.

Por sua vez, ela destacou que “Cuba estendeu sua mão em solidariedade à Indonésia, enviando brigadas médicas para ajudar as vítimas dos desastres naturais ocorridos em Banda Aceh, em 2004, e em Yogyakarta, em 2006”.

A embaixadora cubana também destacou que a colaboração bilateral também se fortaleceu no âmbito esportivo, com a preparação de atletas indonésios no voleibol e no boxe.

Quanto às relações econômicas, comerciais e de investimento, ela destacou que elas abrangem setores como turismo e biotecnologia, em ambos os casos com um enorme potencial ainda a ser desenvolvido, e acrescentou que “estamos trabalhando para ampliar a cooperação, especialmente nas áreas de saúde e educação”.

González destacou também a existência de um símbolo que une intimamente os dois povos: o amor pelos charutos cubanos, que para a comemoração da véspera foram elaborados — e contaram com anéis especialmente confeccionados para a ocasião — pelo torcedor Osiel López.

As comemorações pelo 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e a Indonésia começaram no último dia 22 de janeiro e serão encerradas no próximo dia 14 na Casa del Habano de Bali.

idm/mpm/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa