Sábado, Outubro 25, 2025
NOTÍCIA

Quatro pioneiros de Cuba compartilham experiências na Guatemala

Cidade da Guatemala, 24 out (Prensa Latina) Quatro pioneiros de Cuba participam, desde o dia 21 até hoje, do III Encontro Regional “Amigos do Mundo” na Guatemala, com foco em compartilhar sobre a cultura e refletir sobre seu país.

Convidados pela organização não governamental “Socorro Popular Francês”, as crianças da ilha caribenha, juntamente com outras de sete nações, realizam exposições históricas, de conhecimentos gerais e encontros esportivos.

No Parque para Eventos Eco Jinayá, no município de San Lucas Sacatepéquez, capital do departamento, segundo os organizadores, os pequenos antilhanos demonstram maturidade, conhecimento e se integraram muito bem ao evento.

Dariel Ernesto González, de 12 anos, o mais jovem, aluno do sétimo ano e vencedor de concursos nacionais de espanhol, história e biologia, expressou sua satisfação por ser o porta-voz dos cubanos.

Com vocação jornalística, ele destacou que está vivendo novas experiências que lhe permitirão escrever no futuro e, acima de tudo, transmiti-las aos seus colegas de classe, familiares e amigos.

Brody Lorián Quintana, de 14 anos e aluno do nono ano, contou que realizaram demonstrações de danças afro-cubanas e expôs as preocupações, opiniões e experiências de sua geração após ser delegado no recente Congresso Pionheiro em Cuba.

Camila Boza Ruiz, de 14 anos, também do nono ano, confessou seu desejo de estudar Bioquímica como sua mãe, um exemplo para ela.

Ela destacou a alegria por esta oportunidade de conhecer tantos amigos, já que para todos é a primeira experiência fora do país.

Chanel González de Armas, de 13 anos, que cursa o oitavo ano, explicou que esta é a segunda vez que participa deste projeto e aprende, a primeira foi em Cuba no ano anterior.

Com vocação artística, ela elogiou a paisagem e os locais da zona rural da Guatemala para criar obras futuras.

As quatro crianças chegaram acompanhadas pela vice-diretora de Atividades do Palácio Central dos Pioneiros “Ernesto Che Guevara”, Mirna Amelia Esperance.

Eles também descreveram a experiência da visita à missão diplomática de Cuba neste país, com a presença do embaixador Nazario Fernández e membros da embaixada, bem como do cônsul Raúl Antonio Cardoso, que os visitou.

Na instalação, cujo projeto é apoiado pelo Movimento Tzuk Kim-pop, também se encontram crianças da Guatemala, França, México, El Salvador, Honduras e Colômbia.

ro/znc/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa