Sábado, Outubro 31, 2026
NOTÍCIA

Cuba na ONU contra o bloqueio: ainda somos mais fortes

Nova York, 29 de out (Prensa Latina) Cuba brilhou mais uma vez na ONU, destemida e convicta de que a verdade permanece ao lado de sua justa reivindicação: o fim do bloqueio dos EUA.

A votação deste ano — a trigésima quarta realizada neste local — foi marcada por uma onda de pressão, intimidação e chantagem contra muitos Estados-membros da ONU por parte do governo dos EUA.

“Estou profundamente orgulhoso porque, mais uma vez, nosso país, nosso povo — por quem trabalhamos — obteve e testemunhou o apoio que nossa grande resistência conquista na comunidade internacional”, disse o embaixador Pedro Luis Pedroso Cuesta, membro da delegação cubana, à Prensa Latina.

Ele enfatizou o apoio que essa luta recebeu mais uma vez nas Nações Unidas, apesar das campanhas mais insidiosas e da pressão e chantagem mais violentas contra os Estados-membros.

“Foi uma vitória clara e retumbante, uma demonstração maciça de apoio da comunidade internacional contra o bloqueio, reconhecendo sua ilegitimidade e ilegalidade, mas também como essa política afeta outros Estados além do impacto que tem sobre Cuba”, enfatizou o diplomata cubano.

O repórter também coletou comentários aleatórios de membros da Missão Cubana na ONU, incluindo familiares, e o tema comum foi: o orgulho de ser cubano e o valor daqueles 130 votos, que continuam sendo maioria e refletem uma postura digna em favor da verdade.

Durante seu discurso na sessão plenária do dia anterior, o chefe da delegação cubana, o Ministro das Relações Exteriores Bruno Rodríguez Parrilla, denunciou a agressão contra seu país, afirmando que ela inclui “um bloqueio de combustível, que equivale a um bloqueio naval, um ato de guerra, punição coletiva e genocídio, tudo proibido pelo direito internacional”.

Suas consequências devastadoras recaem sobre os indivíduos, limitando seus direitos humanos fundamentais, afetando terceiros países e transformando necessidades essenciais da população em instrumentos de coerção política, acrescentou.

Os efeitos, salientou ele, acabam nas mesas de jantar das famílias cubanas, no leito de um doente, durante o parto ou numa sala de cirurgia, na comida e na sala de aula de uma criança, na falta de eletricidade, água potável e medicamentos, e nos preços de bens indispensáveis à vida.

“A Assembleia Geral vem se pronunciando sobre esse tema desde 1992, mas agora o faz em um cenário novo e extraordinário”, enfatizou Rodríguez Parrilla.

Ele insistiu em como as pressões, “com as suas exigências coercivas, ilegais, imorais e injustificadas”, visavam forçar os Estados-membros “a mudar a sua posição tradicional e a adotar uma postura contrária àquela que têm mantido de forma consistente e racional durante décadas como um ato soberano de Estado”. No entanto, o embargo unilateral, intensificado a níveis sem precedentes durante o segundo mandato de Donald Trump, recebeu apoio maioritário para a justa reivindicação de Cuba na quarta-feira, após dois dias de debate e uma votação.

A resolução foi aprovada por 130 votos a favor, 17 contra e 25 abstenções. “Apesar de tudo, ainda somos a maioria”, dizia uma mensagem que chegou à jornalista através de seu status no WhatsApp.

msm/dfm / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa