Sexta-feira, Novembro 14, 2025
NOTÍCIA

Cuba pede mecanismos de apoio para países em desenvolvimento na COP30

Havana, 14 nov (Prensa Latina) O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, destacou hoje que os países em desenvolvimento exigem na COP30 a criação de um mecanismo internacional de apoio às transições justas.

“Contamos para esse fim com o apoio de grande parte das organizações da sociedade civil que participam do encontro em Belém”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, que destacou que tal mecanismo deve avaliar o impacto das medidas unilaterais no comércio, consideradas obstáculos estruturais ao direito ao desenvolvimento e à justiça climática no Sul Global.

“Na #COP30 sobre #MudançasClimáticas, os países em desenvolvimento exigem a criação de um mecanismo de apoio para Transições Justas, para assessoria e apoio técnico e financeiro em seus esforços nacionais para avançar na implementação do Acordo de Paris”, escreveu Rodríguez na plataforma.

A principal reivindicação da XXX Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP30) gira em torno da mobilização de US$ 1,3 trilhão por ano até 2035, uma promessa não cumprida que mantém em suspense a capacidade dos países em desenvolvimento de implementar ações climáticas eficazes.

A Rota de Baku-Belém busca transformar esses compromissos em investimentos tangíveis, embora persistam dúvidas sobre sua concretização diante da lentidão burocrática dos países industrializados.

mem/mks/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa