Terça-feira, Setembro 16, 2025
NOTÍCIA

Projetos de Lei e Gestão Governamental em Análise em Cuba

Havana, 18 de jul (Prensa Latina) A gestão governamental na província oriental de Camagüey e a aprovação de projetos de lei estão na pauta da Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento) hoje, em sua quinta sessão.

Conforme planejado, a legislatura avaliará um relatório sobre o trabalho realizado pelo governo de Camagüey, liderado pelo governador da província, Jorge Enrique Sutíl Sarabia, seguido por outro relatório de uma comissão da Associação Nacional de Transporte Público (ANAP).

O Parlamento também planeja analisar os projetos de lei “Sobre o Sistema Esportivo Cubano” e o Código da Infância, Adolescência e Juventude.

Durante a sessão de quinta-feira, os deputados avaliaram os resultados da fiscalização realizada pela ANPP (Assembleia Nacional do Poder Popular) do Ministério dos Transportes (Mitrans), órgão que busca reverter o declínio do setor e, segundo eles, tem potencial para isso.

A comissão parlamentar que avaliou a gestão do Ministério dos Transportes e Transportes (MITRANS) destacou a busca por soluções locais para os problemas, buscando conter a queda dos indicadores econômicos e alcançar a autossustentabilidade.

O órgão de transportes ainda não garante a capacidade de atender às necessidades de mobilidade da população, inclusive devido à escassez de combustível, às precárias condições técnicas de seus veículos e à falta de financiamento em moeda estrangeira para a compra de peças, componentes e acessórios, segundo o relatório da ANPP.

Por outro lado, foram aprovadas as diretrizes da Política Externa para o período 2025-2028; foi apresentado o relatório sobre o Instituto Nacional de Esportes, Educação Física e Recreação (Inder); foram analisadas estratégias para aprimorar os mecanismos de controle institucional e popular; e foi apresentado o projeto de lei do Regime Geral de Contravenções e Sanções Administrativas.

De acordo com o Ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, a preservação da independência, a defesa da Revolução e o socialismo foram definidos como uma das prioridades da política externa do país.

Rodríguez identificou como segunda prioridade para o país a busca por opções que acelerem a recuperação econômica, promovam o desenvolvimento e abordem os problemas fundamentais que geram sofrimento, dificuldades, escassez e privação para as famílias cubanas.

idm/lld / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa