Em uma conferência de imprensa de alto nível com foco em um roteiro ambicioso para o desenvolvimento da África, Youssouf mencionou a Terceira Reunião Ministerial de Relações Exteriores UE-UA, agendada para 21 de maio, entre os principais compromissos diplomáticos para fortalecer parcerias estratégicas.
Ele reafirmou o compromisso da organização continental de fortalecer os laços com os Brics e os parceiros árabes, com um foco comum em infraestrutura, energia e desenvolvimento sustentável. A UA também busca fortalecer os laços com as Comunidades Econômicas Regionais e seus parceiros globais, acrescentou.
Ele pediu unidade e liderança ousada para garantir que a África fale com uma só voz e lidere em seus próprios termos nos níveis regional e global.
Em outras questões abordadas, ele reiterou o papel central do Fundo de Paz da UA nos esforços de estabilidade em andamento e a necessidade de colocar a prevenção no centro da estratégia, a abordagem mais eficaz e sustentável. Este é um momento crucial para investir em uma paz duradoura, disse ele.
Com relação à independência financeira, ele descreveu iniciativas inovadoras, como títulos da diáspora, impostos digitais e o proposto Fundo Soberano de Riqueza. Ele saudou a adesão da África ao G20 como uma plataforma para influência e reforma global.
Destacou as soluções lideradas pelo continente, o empoderamento dos jovens, a inovação em inteligência artificial e a aceleração da Área de Livre Comércio Continental Africana.
Também abordou a implementação de reformas institucionais para aumentar a eficiência e a responsabilidade da UA.
Antes de concluir, ele fez um forte apelo à unidade, disciplina e liderança ousada, observando que a África deve definir seu próprio caminho e afirmar seu lugar em uma ordem mundial em evolução.
mem/nmr/bm