Posso confirmar uma das opções apoiadas pela chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que propôs a imposição de sanções contra o consórcio Nord Stream 2, disse Pinho, respondendo a perguntas de jornalistas sobre quais poderiam ser as sanções da UE contra a Rússia se ela não responder às exigências de cessar-fogo de Bruxelas.
O chefe do serviço de imprensa da CE não especificou em que consistiriam as sanções contra o Nord Stream 2 destruído.
É claro que o oleoduto não está funcionando agora, mas nunca se pode saber com antecedência o que acontecerá em seguida. A ideia é descartar a própria possibilidade de investir em sua restauração, disse o chefe do serviço de imprensa da CE, respondendo às perguntas dos jornalistas sobre a eficácia de tais medidas.
Ele também observou que, se essa proposta se materializar em uma proposta prática, ela será coordenada com os Estados Unidos.
Enquanto isso, a representante da CE, Anita Hipper, enfatizou que o órgão pretende aumentar a pressão sobre a Rússia, mas agora a principal prioridade é a adoção do 17º pacote de sanções contra o gigante eurasiano.
Anteriormente, soube-se que a CE foi forçada a alterar o 17º pacote de sanções em uma tentativa de acelerar sua adoção pelos países da UE, limitando-se a colocar na lista negra apenas cerca de 60 empresas e indivíduos, bem como 150 navios-tanque, sem novas restrições econômicas estruturais.
mem/amp/bm