20 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Guterres pede que financiamento climático seja essencial para futuro

Onu2-1

Guterres pede que financiamento climático seja essencial para futuro

Nova York, 5 jun (Prensa Latina) O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu hoje apoio ao financiamento climático, um passo fundamental para o futuro, segundo o alto representante.

Em seu discurso especial no Dia Mundial do Meio Ambiente, Guterres qualificou o momento atual como decisivo, enquanto o financiamento climático “não é um favor”.

Em uma cerimônia no Museu de História Natural, ele pediu um confronto direto com o setor de combustíveis fósseis, que tem sido implacavelmente zeloso na obstrução do progresso há décadas.

As empresas de combustíveis fósseis “investiram bilhões de dólares para distorcer a verdade, enganar o público e semear a dúvida”, disse ele.

De acordo com dados divulgados no evento, em 2023 o setor de petróleo e gás investiu apenas 2,5% de seu capital total em energia limpa.

“Duplicar os combustíveis fósseis no século XXI é como duplicar as ferraduras e as rodas das carruagens no século XIX”, alertou o veterano diplomata, que considerou a transição energética essencial para a sobrevivência do planeta.

Dados da Organização Meteorológica Mundial estimam que maio de 2024 foi o maio mais quente já registrado, marcando doze meses consecutivos de quebra de recorde na história.

“No último ano, cada virada do calendário fez a temperatura subir; nosso planeta está tentando nos dizer algo. Mas parece que não estamos ouvindo”, disse o chefe da ONU.

Nesse contexto, as desigualdades se tornam mais evidentes, segundo o próprio Guterres.

Enquanto o 1% mais rico emite tanto quanto dois terços da humanidade, o impacto das mudanças climáticas afeta mais os pobres, os povos indígenas ou as mulheres e meninas.

Os eventos extremos turbinados pelo caos climático estão se acumulando: destruindo vidas, afetando as economias e a saúde; destruindo o desenvolvimento sustentável; forçando as pessoas a deixarem suas casas; e abalando as bases da paz e da segurança.

Os riscos existem, mas as soluções também, acrescentou o diplomata, considerando que este é o momento de passar para o lado certo da história.

ro/ebr/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES