27 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Guterres critica cinismo dos opositores à criação do Estado palestino

Antonio-Guterresu-1

Guterres critica cinismo dos opositores à criação do Estado palestino

Amman, 25 mar (Prensa Latina) O secretário-geral da ONU, António Guterres, criticou hoje o cinismo daqueles que se opõem à criação do Estado palestino, insistindo na necessidade de um cessar-fogo imediato para Gaza.

Durante uma reunião com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Jordânia, Ayman Safadi, nesta capital, o chefe da ONU garantiu que a solução de dois Estados é a única forma de abordar as aspirações legítimas tanto de israelitas como de palestinos.

“Sei que é fácil ser cínico no mundo de hoje. Mas esse é um luxo que não podemos permitir. O cinismo é uma forma de nos rendermos aos pressupostos prevalecentes do momento”, observou ele ao questionar a posição das autoridades israelitas para manter os territórios palestinos ocupados.

O alto representante afirmou que aqueles que se colocam no caminho desta solução têm a obrigação de declarar claramente qual a alternativa que pretendem.

“Como seria o futuro com um número tão grande de palestinos lá dentro, sem qualquer sentido real de liberdade, direitos e dignidade?”, questionou Guterres, considerando aquela proposta inconcebível.

O Secretário-Geral alertou ainda para a crescente polarização e exacerbação dos extremistas em todo o mundo, uma vez que o conflito em Gaza continua a ser uma grande ameaça à paz e segurança globais.

Neste contexto, agradeceu à Jordânia pelo seu trabalho, que acolhe o maior número de refugiados palestinos no Oriente Médio – 2,4 milhões – e pelo seu apoio na redução das tensões, incluindo, em particular, o seu importante papel na Jerusalém Oriental.

Esta segunda-feira, o alto representante visitou o campo de Wihdat no âmbito da sua agenda pelos países da região no mês sagrado do Ramadão.

No fim de semana, Guterres chegou ao Egito e visitou a passagem de Rafah, onde grande parte da ajuda humanitária chega aos civis presos no conflito em Gaza.

O chefe da ONU insistiu na sua exigência de um cessar-fogo, reconhecendo que não haverá solução humanitária sustentável com uma guerra tão sangrenta como esta.

“A entrega eficaz da ajuda humanitária requer um cessar-fogo imediato. A necessidade é urgente”, afirmou.

mem/eb/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES