26 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Israel prendeu cerca de 100 jornalistas palestinos desde outubro

Israel prendeu cerca de 100 jornalistas palestinos desde outubro

Ramallah, 17 abr (Prensa Latina) As forças de segurança israelenses prenderam cerca de 100 jornalistas palestinos, incluindo 10 mulheres, desde o início do novo ciclo de violência, em 7 de outubro, informou hoje uma fonte do setor.

O Comitê do Sindicato dos Jornalistas Palestinos criticou num comunicado a política de detenções dos trabalhadores do sindicato e destacou que cerca de 40 permanecem atrás das grades nas prisões daquele país.

A maior parte dos comunicadores foram espancados no momento da sua detenção, destaca o texto, publicado por ocasião da celebração do Dia do Prisioneiro Palestino nesta quarta-feira.

A este respeito, destacou que os reclusos palestinos nestes centros são sujeitos a espancamentos, insultos, ameaças e privação dos seus direitos, incluindo proibições de visitas de familiares e advogados.

Num relatório divulgado no dia anterior, o Comitê acusou as tropas israelenses de terem assassinado seis jornalistas e ferido outros nove no mês passado.

Três dos comunicadores perderam a vida durante ataques militares contra as suas casas no enclave costeiro e os outros três devido a tiros ou estilhaços de foguetes, explicou.

Entre as violações desse mês citou a destruição de 12 instituições e casas de jornalistas em Gaza, a prisão de oito deles e 24 casos de destruição e confisco de equipamentos de trabalho.

Em Março, tropas israelenses invadiram quatro casas e instituições de comunicação social e, em pelo menos três ocasiões, dispararam contra a direção onde os jornalistas trabalhavam, disse ele.

O Fórum dos Meios de Comunicação Palestinos condenou neste fim-de-semana os ataques sistemáticos do Exército israelense contra jornalistas em Gaza, o que, recordou, viola as leis e normas internacionais.

Desde o início da agressão contra aquele território, Israel bombardeou cinquenta sedes de instituições do setor, incluindo os escritórios da Al Jazeera, da Palestina TV, das agências de notícias Maan, bem como dos jornais Al Quds e Al Ayyam.

oda/rob/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES