29 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chefe da ONU pede ação contra discriminação racial

Chefe da ONU pede ação contra discriminação racial

Nações Unidas, 21 mar (Prensa Latina) O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, advertiu nesta quinta-feira sobre as gravíssimas consequências do racismo, ao pedir igualdade de oportunidades para as pessoas.

Em sua mensagem por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, Guterres assegurou que esse flagelo tem resultados devastadores como o roubo de oportunidades, a negação da dignidade, a violação de direitos, bem como vidas ceifadas e destruídas.

A data internacional, que este ano se concentra nas pessoas de ascendência africana, procura promover o reconhecimento, a justiça e o desenvolvimento.

De acordo com o chefe da ONU, esse grupo enfrenta uma história única de racismo sistêmico e institucionalizado e desafios profundos.

“Devemos responder a essa realidade: aprender com a incansável defesa das pessoas de ascendência africana e construir sobre ela”, disse ele.

O secretário-geral pediu políticas e outras medidas para eliminar o racismo contra pessoas de ascendência africana, bem como para abordar urgentemente o preconceito racial na inteligência artificial.

“Neste dia, vamos nos comprometer a trabalhar juntos para construir um mundo de dignidade, justiça e igualdade de oportunidades para todas as comunidades, em todos os lugares”, pediu ele.

O dia internacional coincide com o assassinato de 69 pessoas pela polícia em uma manifestação pacífica contra a lei do apartheid em Sharpeville, na África do Sul, em 1960.

Ao proclamar esse Dia Mundial, a Assembleia Geral instou a comunidade a redobrar seus esforços para eliminar todas as formas de discriminação racial.

A ONU reconhece o impacto da discriminação racial e o legado da escravidão e do colonialismo sobre a vida e as oportunidades dos afrodescendentes, que impedem bilhões de pessoas de usufruir plenamente de seus direitos humanos e liberdades.

lam/ebr

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES