2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Países BRICS ultrapassam o G7 na paridade de poder de compra

Brics-4-1

Países BRICS ultrapassam o G7 na paridade de poder de compra

Moscou, 5 mar (Prensa Latina) Os países do Brics já superam para o Grupo dos Sete (G7) em alguns indicadores macroeconômicos, e essa diferença vai aumentar, disse hoje exclusivamente à TASS o conselheiro do Presidente da Rússia Yuri Ushakov.

“Em termos de paridade de poder aquisitivo, os Brics já ultrapassou G7: nossa associação representa 35,6% do Produto Interno Bruto Mundial, enquanto o G7 contribui com 30,3, e até 2028, a situação mudará ainda mais a favor dos Brics, com 36,6% contra 27,8”, explicou Ushakov.

Além disso, lembrou que o presidente russo, Vladimir Putin, sublinhou este tema no seu discurso a Assembleia Federal.

“O peso coletivo dos estados membros da associação na economia global é de 58,9 trilhões de dólares. Os Brics representa mais de um terço da superfície terrestre do planeta, 45% da população mundial e mais de 40% da produção total de petróleo”, explicou.

Ele também observou que durante o período relativamente curto de sua existência, a associação Brics (que atualmente reúne Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia, Egito e Irã) foi desenvolvido e é um mecanismo de interação multinível da agenda global.

Ushakov destacou ainda que na cimeira realizada na cidade russa de Ufa, em 2015, foi anunciado o lançamento das primeiras instituições financeiras da associação, o Novo Banco de Desenvolvimento e o Fundo de Reserva de Contingência, demonstrando a sua crescente influência na economia mundial.

A presidência de Brics Passou para a Rússia em 1º de janeiro de 2024 e durará até o final do ano. O evento principal será a cimeira de chefes de Estado, que terá lugar na cidade russa de Kazan, em outubro de 2024, bem como os Jogos Esportivos, em junho.

Para este respeito, Ushakov esclareceu que estas competições, que serão realizadas em formato aberto, e para as quais são convidados atletas de mais de 60 países, e que incluem 29 modalidades esportivas, não são uma resposta às restrições ilegais e discriminatórias promovidas pelo Oeste.

Anteriormente estes jogos eram organizados em Durban, na África do Sul, lembrou o especialista, e este ano a Rússia organiza estas competições, garantindo a todos os Estados interessados igual acesso à plena participação nas mesmas.

“A propósito, as seleções nacionais Brics estiveram amplamente representados nos Jogos inovadores do Futuro que terminaram recentemente em Kazan”, destacou Ushakov, que dirige o comitê organizador da presidência russa da associação.

lam/gfa/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES