8 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Começam as inscrições para campanhas de consulta popular no Equador

Começam as inscrições para campanhas de consulta popular no Equador

Quito, 28 fev (Prensa Latina) As organizações políticas e sociais equatorianas registradas no Conselho Nacional Eleitoral (CNE) poderão se registrar a partir de hoje para fazer campanha a favor ou contra a consulta popular e o referendo proposto pelo presidente Daniel Noboa.

O período de inscrições estará aberto até 4 de março e a fase de proselitismo decorrerá de 7 a 18 de abril, conforme calendário aprovado.

Diferentes forças políticas começam a tomar posições em relação ao processo consultivo e já se manifestaram a favor, incluindo o movimento Construye (Constrói), o Partido Social Cristão e a organização Creo (Acredito).

Entretanto, outros grupos, como a Revolução Cidadã, consideram a proposta de Noboa errática e desnecessária, uma vez que abrange questões que podem ser tratadas na legislatura sem ter que realizar o processo, que custará ao Estado 60 milhões de dólares.

Na noite de terça-feira, a CNE convocou oficialmente mais de 13 milhões de equatorianos às urnas.

O eleitor deverá responder Sim ou Não a cada uma das 10 questões propostas pelo presidente, além de outra questão sobre a participação das Forças Armadas em ações contra a insegurança de forma permanente.

As questões que implicariam modificações na Carta Magna estão relacionadas com a eliminação da proibição de extradição do povo equatoriano e a incorporação de judiciários especializados em questões constitucionais.

Procuram também aprovar autorizações para arbitragem internacional entre o Estado e os presos, bem como a incorporação de contratos de trabalho por hora e por prazo determinado.

Da mesma forma, outras questões visam reformas nas leis atuais sobre o controle de armas e munições pelas Forças Armadas, classificação de crimes por posse de armas e aumentos nas penas para terrorismo ou crime organizado.

Os analistas consideram que para o presidente, a consulta procura gerar legitimidade para a sua política de segurança que, se for bem-sucedida, poderá catapultá-lo nas suas intenções de concorrer a um novo período de quatro anos nas eleições de fevereiro de 2025.

jha/avr/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES