9 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente da Bolívia ratifica o compromisso com as inundações

SUSPENDEN-CLASES-scaled-1-768x346-1

Presidente da Bolívia ratifica o compromisso com as inundações

La Paz, 26 fev (Prensa Latina) O presidente da Bolívia, Luis Arce, reafirmou hoje seu compromisso de dedicar os esforços e recursos necessários para ajudar os afetados pelas inundações em Cobija, no departamento amazónico de Pando.

Não pouparemos esforços nem recursos para ajudar as famílias afectadas por desastres naturais no país”, escreveu o Presidente nas suas redes sociais.

Arce informou que na noite deste domingo foram entregues oito toneladas de ajuda humanitária a 150 famílias que estão abrigadas em abrigos nos municípios afectados pelo transbordamento do rio Acre.

A ajuda, avaliada em 53.500 bolivianos (sete mil 642 dólares), é composta por farinha, arroz, macarrão, açúcar, água em garrafões, leite em pó e óleo alimentar em garrafas.

Em Pando não estão sozinhos”, sublinhou o dignitário na sua conta X (antigo Twitter).

Mais de 500 casas e oito bairros de Cobija e comunidades do município de Bolpebra, no departamento de Pando, são afectados pelo transbordamento do rio Acre, que na segunda-feira ultrapassou os 14 metros de profundidade na zona conhecida como barranco, na capital amazónica.

Estamos praticamente a atingir os 15 metros e é a maior cheia desde 2012, mas desta vez não nos apanhou de surpresa, as pessoas estavam preparadas”, disse a presidente da Câmara de Cobija, Ana Lucía Reis, entrevistada pelo canal estatal Bolivia TV.

Acrescentou que, “apesar de ver bairros e casas debaixo de água, as pessoas estão bem, sem um único ferido ou perda de vida”.

Reis agradeceu ao governo nacional a ajuda humanitária de oito toneladas de alimentos e água enviada para as famílias afectadas e informou que esta será distribuída nos municípios de Cobija, Bolpebra e Ingavi, entre outros.

Em Bolpebra, foi emitido um Alerta Vermelho devido às fortes chuvas e à cheia do Rio Acre, que deixou a comunidade de São Miguel de Machineri inundada e isolada.

De acordo com a Unidade de Gestão de Riscos do município de Cobija, às 08:30 horas locais de segunda-feira, a água estava a 14,50 metros de altura, chegando até ao passeio histórico de Junín.

Reis disse que há 120 famílias em cinco abrigos montados pelo município, que conta com o apoio de brigadas médicas do Ministério da Saúde e do Desporto.

npg/jpm/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES