9 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

OMS cria fundo de subsídio para vigilância genômica de patógenos

OMS cria fundo de subsídio para vigilância genômica de patógenos

Genebra, 23 fev (Prensa Latina) A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje US$ 4 milhões em contribuições de doadores para criar um fundo de subsídios catalisadores para organizações que trabalham na vigilância genômica de patógenos.

A vigilância genômica de patógenos analisa o código genético de vírus, bactérias e outros organismos causadores de doenças para entender, junto com outros dados.

De posse dessas informações, cientistas e autoridades de saúde pública podem identificar e monitorar patógenos para prevenir e responder a surtos como parte de um sistema mais amplo de vigilância de doenças e desenvolver tratamentos e vacinas.

O Fundo apoiará projetos no mundo todo, principalmente em países de baixa e média renda, e, ao fazê-lo, criará uma base de evidências sobre como ampliar rapidamente a vigilância genômica de patógenos.

Os resultados ajudam os países e o mundo a reagir de forma mais rápida e eficaz para prevenir e responder a surtos, disse a OMS.

Os subsídios iniciais para o fundo catalítico foram fornecidos pela Fundação Bill & Melinda Gates, pela Fundação Rockefeller e pela Wellcome, para apoiar a Rede Internacional de Vigilância de Patógenos (IPSN).

A IPSN é uma nova rede global de agentes de vigilância de patógenos convocada pela agência de saúde por meio de uma secretaria no centro da OMS para inteligência de pandemia e epidemia em Berlim.

Segundo especialistas, esse novo mecanismo pode ter um grande impacto na proteção de vidas, especialmente em regiões com menos recursos.

lam/lpn

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES