26 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

OMS critica Israel por limitar a ajuda humanitária em Gaza

OMS critica Israel por limitar a ajuda humanitária em Gaza

Ramallah, 15 abr (Prensa Latina) A Organização Mundial da Saúde (OMS) criticou hoje Israel por limitar o acesso e atrasar missões humanitárias na Faixa de Gaza, ao mesmo tempo que exige garantias de segurança.

Os nossos esforços para prestar ajuda e restaurar hospitais são dificultados pelo acesso limitado, recusas e atrasos de missões e desafios de segurança contínuos, lamentou a OMS no seu relatório X.

“Precisamos urgentemente de garantias de segurança mais claras, de um mecanismo funcional de resolução de conflitos e de movimentos previsíveis e acelerados através de postos de controlo para inundar Gaza com ajuda e apoiar a restauração do sistema de saúde”, sublinhou.

Na semana passada, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o outrora robusto sistema médico da Faixa foi destruído pelos ataques israelitas.

Na mesma rede social, o responsável criticou a destruição causada pelas tropas israelitas na cidade de Khan Yunis, em Gaza, onde vários hospitais foram danificados.

Uma equipe da OMS que visitou a cidade para avaliar as instalações de saúde descreveu a destruição como “desproporcional a tudo o que se possa imaginar”, questionou.

Nenhum edifício ou estrada está intacto, há apenas escombros e sujeira, observou ele.

Em repetidas ocasiões, vários grupos de direitos humanos e instituições da ONU denunciaram os ataques indiscriminados de Israel ao seu pessoal em Gaza, bem como os impedimentos à distribuição de ajuda.

No início deste mês, o Exército assassinou sete ativistas da organização não governamental World Central Kitchen, uma acção que desencadeou uma onda de repúdio e condenação internacionais.

jf/rob/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES