30 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Debates continuam para criar um calendário eleitoral na Venezuela

Venezuela-Asamblea-Nacional-768x576

Debates continuam para criar um calendário eleitoral na Venezuela

Caracas, 6 fev (Prensa Latina) O processo de consulta pública continua hoje aqui para preparar uma proposta de calendário eleitoral e data que antecederá as eleições presidenciais de 2024, e depois apresentá-la ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para sua definição.

A iniciativa promovida pela Assembleia Nacional (Parlamento) face às ameaças e ultimatos do Governo dos Estados Unidos, começou na véspera com reuniões das autoridades do Poder Legislativo com os setores políticos, grupos de eleitores, empresários, trabalhadores e religiosos grupos.

Uma representação diversificada de partidos políticos, em número de 29, respondeu ao apelo democrático, que o presidente do Parlamento Jorge Rodríguez definiu como “todo o espectro político” da vida republicana, de direita, de centro-direita, social-democrata, democrata-cristã.

Além do governante Polo Patriótico Simón Bolívar e pelo menos nove pré-candidatos para participar das eleições presidenciais deste ano.

Sublinhou que a única entidade com capacidade constitucional no país para convocar eventos eleitorais e respectivos calendários é o Poder Eleitoral e o seu Conselho Nacional, que serão os que analisarão a proposta que surgirá “deste amplo processo de consulta”.

Rodríguez destacou que todos puderam expressar as suas opiniões, pois foi uma reunião “extremamente construtiva e clara nos seus postulados”, e afirmou que levará ao desenvolvimento de elementos concretos para mostrar ao povo e ao corpo eleitoral.

Participaram de outra mesa de trabalho instalada no Palácio Legislativo Federal deputados do setor empresarial, que afirmaram que também apresentarão propostas.

Estiveram presentes os presidentes da Confederação das Associações de Produtores Agropecuários; da Câmara Venezuelana da Indústria Alimentar; o vice-presidente da Bolsa de Valores de Caracas e o presidente executivo da Câmara de Seguradoras.

E como convidados especiais estiveram os dirigentes das Fedecámaras e Fedeindustrias, o presidente da Confederação Venezuelana de Industriais e o presidente do Conselho Nacional de Comércio e Serviços, entre outros.

O dia de reflexão e debate incluiu mais de trinta grupos religiosos do país, um encontro que o primeiro vice-presidente do Parlamento Pedro Infante indicou mostrou a capacidade de diálogo inter-religioso para a unidade, a democracia e a liberdade de expressar opiniões sobre o futuro das eleições.

Ontem, durante o seu programa Con Maduro +, o Presidente afirmou que a consulta pública “foi um sucesso total” e começou bem com a participação da grande maioria dos candidatos presidenciais.

Em 2024, faça chuva, faça sol ou troveje, haverá eleições como manda a Constituição da República e “nem apelidos, nem birras, nem sabotagens as impedirão”, assegurou.

A proposta de calendário eleitoral deverá ser apresentada à CNE na próxima sexta-feira, segundo o líder parlamentar.

oda/jcd/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES