5 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ex-governador de Nova York, de volta à política?

Ex-governador de Nova York, de volta à política?

Washington, 28 jan (Prensa Latina) O Departamento de Justiça dos Estados Unidos chegou a um acordo com o estado de Nova York que resolveria uma investigação contra o ex-governador Andrew Cuomo, enquanto crescem hoje os rumores sobre seu retorno à política.

Confirmando as alegações da investigação prejudicial de assédio sexual que levou à renúncia em 2021 do que já foi considerado uma estrela em ascensão no Partido Democrata, o acordo detalha uma série de reformas feitas depois que ele deixou o cargo.

Também descreve medidas adicionais que o estado tomará para mudar a forma como lida com estes tipos de reclamações.

Cuomo deixou o cargo depois que um relatório da procuradora-geral de Nova York, Letitia James, concluiu que ele, agora com 66 anos, assediou sexualmente pelo menos 11 mulheres.

A investigação do departamento também encontrou um padrão de conduta inadequada por parte do ex-governador e disse que ele sujeitou pelo menos 13 funcionários públicos a um ambiente de trabalho sexualmente hostil.

Num comunicado, a atual governadora democrata de Nova Iorque, Kathy Hochul, que serviu como vice-governadora e substituiu Cuomo após a sua demissão, disse que espera continuar a reformar os procedimentos do estado para abordar e prevenir o assédio sexual.

“Quando tomei posse, sabia que precisava de erradicar a cultura de assédio que anteriormente assolava a Câmara Executiva e implementar políticas fortes para promover um local de trabalho seguro para todos os funcionários, e tomei medidas imediatas para o fazer”, sublinhou.

As especulações sobre Cuomo aumentam em meio a dúvidas sobre o futuro político do prefeito de Nova York, Eric Adams, cuja imagem está se desgastando enquanto sua aprovação cai, mostram as pesquisas.

A mídia local lembra que Cuomo serviu como governador por quase 11 anos antes de renunciar e durante a pandemia de Covid-19 foi o líder mais bem avaliado.

No mês passado, o antigo governador até encomendou inquéritos para avaliar as suas hipóteses de ser eleito presidente da Câmara se Adams não conseguir ultrapassar a crise e até realizou reuniões com doadores importantes.

Na verdade, algumas pesquisas de opinião o mostram como o principal potencial candidato à sucessão do atual prefeito.

A cidade de Nova Iorque enfrenta cortes orçamentais generalizados e enfrenta uma grave crise de imigração. Neste contexto, foi lançada uma investigação federal sobre a campanha de Adams em 2021 e, além disso, uma acusação de agressão sexual que foi feita contra ele há três décadas e que, aparentemente, querem cobrar-lhe o seu preço.

ocs/dfm/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES