5 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Filme Oppenheimer soa além da tela grande

Filme Oppenheimer soa além da tela grande

Los Angeles, 7 jan (Prensa Latina) O drama americano Oppenheimer, sucesso de bilheteria mundial em 2023, continua ressoando na consciência de cinéfilos e cientistas, preocupados com os diferentes conflitos bélicos que a humanidade enfrenta hoje.

Lançado no verão do ano passado, o filme de 180 minutos, com roteiro e direção de Christopher Nolan, foi baseado no livro American Prometheus, dos autores Kai Bird e Martin J. Sherwin, baseado em 25 anos de pesquisa. O volume, vencedor de vários prêmios, incluindo o Prêmio Pulitzer de Biografia ou Autobiografia de 2006, investiga a vida e a obra do físico teórico J. Robert Oppenheimer, líder do Projeto Manhattan que produziu as primeiras armas nucleares americanas no final da Guerra Mundial II (1939-1945), incluindo as bombas atômicas lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Sem dúvida, uma lição sobre a responsabilidade social da ciência atual, o filme tem provocado opiniões conflitantes, por um lado as avaliações artísticas e narrativas, por outro os aspectos históricos e científicos.

Mas a crítica e o público concordam em aplaudir o seu rigor histórico, a intensidade dramática e a sua espetacularidade visual, apesar de tomarem algumas licenças artísticas.

Para Richard Rhodes, historiador especializado no Projeto Manhattan e autor do livro The Making of the Atomic Bomb, que ganhou o Pulitzer em 1986, o filme mostra a complexidade e a diversidade dos cientistas que participaram do desenvolvimento dessas armas, bem como bem como suas motivações, dilemas pessoais.

Em declarações à imprensa do seu país, destacou a forma como o filme reflete a colaboração científica internacional gerada a partir da guerra, à qual se juntaram alguns especialistas refugiados da Europa invadida pela Alemanha nazista.

Do filme, Rhodes também destacou como aborda o conflito ético enfrentado por Oppenheimer após o lançamento das bombas no Japão e sua oposição ao desenvolvimento da bomba de hidrogênio, que foi usada para diminuir sua qualidade científica, acusá-lo de espionagem e tirá-lo do caminho por seu discurso anti-guerra.

No entanto, na sua opinião existem algumas imprecisões ou simplificações, incluindo a representação da descoberta da fissão nuclear ou o papel de alguns personagens secundários, mas são cenas que não afetam a mensagem principal da obra, disse.

Por sua vez, Caryn James, crítica de cinema da mídia britânica BBC, escreveu que o filme é magnífico, maduro e destacou o equilíbrio entre a ação explosiva e os fundamentos cerebrais que caracterizam o trabalho de Nolan.

Da mesma forma, elogiou a interpretação de Oppenheimer feita por Cillian Murphy, num papel carismático mas frio, perante o dilema moral de ter criado uma arma capaz de destruir o mundo.

mem/mml/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES