26 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Festival de Cinema de Havana homenageia o cinema latino-americano

Festival de Cinema de Havana homenageia o cinema latino-americano

Washington, 18 abr (Prensa Latina) O Festival de Cinema de Havana, em Nova York, encerra hoje seus dias dedicados ao cinema latino-americano com a entrega de prêmios em cinco categorias: melhor filme de ficção, roteiro, diretor, ator e atriz.

Consolidado como um dos mais importantes eventos da indústria cinematográfica regional na cidade, esta edição cumpriu um ambicioso programa de exibições acompanhadas por prestigiados especialistas, cineastas e público em geral.

Conhecidos como Havana Star, os prêmios serão entregues após uma semana de exibições e debates na sede do Quad Cinema.

A seleção oficial para 2024 incluiu entre os filmes, os cubanos Sob um Sol Poderoso, de Enrique Álvarez, El mundo de Nelsito, de Fernando Pérez, La mujer Savage, de Alán González, e Una noche con los Rolling Stones, de Patricia Ramos.

Ao mesmo tempo, os documentários cubanos Landrián, de Ernesto Daranas, Retorno, de Blanca Rosa Blanco, Santa Canción, de Juan Carlos Travieso, e A Lenda de Arsenio, de Rolando Almirante, chegaram pela primeira vez às telas de Nova York graças ao concurso.

A 24ª edição também dedicou seus espaços a dois cineastas cult da sétima arte na ilha: o cineasta Tomás Gutiérrez Alea e o documentarista Nicolás Guillén Landrián, cujas obras também foram exibidas na Universidade Hosftra de Nova York.

Após sua abertura oficial, no dia 12 de abril, o Festival de Cinema de Havana deixou espaço para a exibição de mais de trinta filmes da América Latina, em sua maioria estreias mundiais.

O evento contou com filmes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Peru, Panamá, Uruguai e outras nações da região.

A variedade de países e géneros foi mais uma vez um dos pontos fortes do evento, interessado também em atrair todo o tipo de públicos.

Desde o seu anúncio, as exposições incluíram um passeio pela riqueza cinematográfica com o objetivo de exigir atenção e questionar as normas, lembrando ao público a força transformadora do cinema.

jf/ebr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES