2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia iniciará testes no Centro Multiuso de Irradiação

Bolívia iniciará testes no Centro Multiuso de Irradiação

La Paz, 30 out (Prensa Latina) A Agência Boliviana de Energia Nuclear (ABEN) prepara hoje os primeiros testes de descontaminação de diversos produtos no Centro Polivalente de Irradiação (CMI), com sede em El Alto, garantiu fonte oficial.

Hortensia Jiménez, diretora executiva da ABEN, confirmou que na segunda instalação operacional do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (Cidtn) estão sendo tomadas medidas para purificar os arquivos da Corporação Mineira Boliviana (Conmibol), pimenta e orégano de produção nacional.

Sublinhou que desta forma terão início os testes nas instalações, construídas em colaboração com a empresa russa Rosatom, e para o efeito já conversaram com a Unidade de Especiarias e Condimentos (UNEC).

“Fizemos grandes avanços com a UNEC, que trabalha com temperos, principalmente orégano. Já conversamos com eles há dois anos. Temos que fazer exames de laboratório para ver o antes e depois da carga microbiana, para ver as condições e propriedades dos produtos”, descreveu a autoridade científica.

Informou que o CMI recebeu visitas de diversas organizações produtivas, inclusive de empresários que buscam posicionar diferentes tipos de pimenta boliviana no mercado internacional.

“Começamos a trabalhar não só com a área de produtos alimentares. Abordámos, por exemplo, o arquivo histórico da Comibol, que tem uma quantidade significativa de documentação”, disse.

Irão irradiar livros e documentação que constituem parte da preservação do património cultural, acrescentou a este respeito.

Jiménez reiterou que esta tecnologia abrirá novos mercados para a produção nacional, já que muitos países exigem este tipo de esterilização para aceitar a exportação de alimentos.

O CMI é uma instalação cujo princípio de funcionamento baseia-se na exposição dos produtos à radiação ionizante gama, gerada por fontes de cobalto-60.

Dependendo do tempo de exposição a esses raios, a dose aplicada ao produto é determinada com a finalidade de atingir diversos objetivos, como a eliminação da carga microbiana e até a esterilização mesmo após os produtos terem sido embalados.

Fontes da Agência Internacional de Energia Atômica informam que Brasil, México e Cuba lideram uma investigação multinacional sobre a aplicação da técnica de esterilização (SIT) de mosquitos machos Aedes aegypti para combater dengue, Zika, chickungunya e febre amarela.

SIT é um método de controle de natalidade de insetos que usa radiação para esterilizar os machos, que são então liberados para acasalar com fêmeas selvagens sem produzir descendentes.

Com o tempo, isso faz com que a população de mosquitos diminua, assim como as doenças que eles transmitem.

mgt/jpm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES