29 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Arcebispo de Guatemala pede renúncia do procurador-geral

Arcebispo de Guatemala pede renúncia do procurador-geral

Cidade da Guatemala, 10 out (Prensa Latina) O arcebispo da região de Los Altos, Quetzaltenango e Totonicapán, Mario Molina, pediu hoje à Procuradora Geral da Guatemala, Consuelo Porras, que apresente sua renúncia por falta de governança causado.

Sou membro da Conferência Episcopal do país e publicamos um comunicado afirmando que a situação nacional é grave, declarou o representante da Igreja Católica em entrevista ao jornal LaPrensa de Occidente.

A percepção por parte da população de que a atuação do Ministério Público (MP) constitui um abuso da lei é uma prevaricação, comentou a autoridade.

“Certamente a gota de água que fez transbordar o copo foi a apreensão das atas e dos votos e de todo o material de votação”, descreveu, numa referência aberta às ações promovidas por aquela entidade de investigação.

Esse foi o máximo, já que o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) é o órgão dirigente do processo eleitoral, afirmou o prelado, com base nos bloqueios rodoviários na terra do Quetzal que chegam à nona data esta terça-feira.

Portanto, havia a percepção de que, embora a ação estivesse protegida por decisão de um juiz, essa decisão excedia as capacidades legais, observou Molina.

Há uma exigência dos manifestantes para que Porras, o chefe da Procuradoria Especial contra a Impunidade, Rafael Curruchiche, e que o juiz Fredy Orellana abandonem seus cargos, acrescentou.

No comunicado apoiamos especificamente este pedido da população, por isso pedimos ao presidente do país, Alejandro Giammattei, “que peça a renúncia das referidas figuras”, disse o dirigente.

Por outro lado, lembrou, apelamos diretamente à consciência de Porras e Curruchiche para que apresentem a sua demissão.

Nesse texto não julgamos culpa, mas a percepção é que ultrapassaram os seus poderes e é ditada a necessidade da sua demissão, acrescentou.

A sua presença nos órgãos do Estado provoca a paralisia social que vivemos e a única forma de voltar à normalidade é com a demissão destes dois funcionários, afirmou o Arcebispo.

A população unida à chamada greve por tempo indeterminado na Guatemala bloqueou nesta terça-feira pelo menos 136 pontos estratégicos de rodovias, em busca do resgate da democracia.

ro/znc/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES