29 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Legado do jornalista Talal Salman em destaque no Líbano

Homenaje1

Legado do jornalista Talal Salman em destaque no Líbano

Beirute, 26 ago (Prensa Latina) Ex-presidentes, ministros, líderes, organizações e meios de comunicação do Líbano destacaram hoje o legado do jornalista e editor Talal Salman, falecido ontem aos 85 anos.

O ex-presidente Emile Lahoud descreveu Salman (1938-2023) como um excelente comunicador que decidiu apoiar o povo e os seus problemas; e nesse sentido escolheu o lema para o seu jornal As-Safir, “A voz dos sem voz”.

Ao expressar suas condolências, o general destacou que o escritor também foi um apoio e conselheiro da nova geração; além de manter uma abordagem patriótica nos assuntos internos e uma postura firme contra a hostilidade de Israel.

Nesta linha de pensamento, o antigo chefe de governo Fouad Siniora considerou que o Líbano e o mundo árabe perderam uma grande figura da imprensa militante e de vanguarda, pioneira na modernização e no progresso dos meios de comunicação social.

Ao mesmo tempo, o secretário-geral da União dos Acadêmicos da Resistência, Maher Hammoud, enfatizou que, com a sua caneta distinta, Salman soube transformar algumas das tragédias da nação em humor grosseiro.

“As-Safir com todos os seus capítulos contribuiu, sem qualquer exagero, para a formulação da vida política no Líbano”, destacou nas suas palavras de reconhecimento ao Prémio Internacional para o Orientalista Russo Victor Posovalyuk.

A este respeito, o Partido Hezbollah expressou a sua solidariedade e evocou a defesa das causas árabes justas, especialmente o apoio à luta palestina e a resistência no Líbano com todas as forças.

Neste sentido, a Frente Popular para a Libertação da Palestina no Líbano lamentou a morte do grande jornalista e manifestou o seu compromisso com os pobres, os trabalhadores e os combatentes.

Da mesma forma, destacou a sua honestidade e clareza para traçar o caminho da liberdade, da dignidade e da justiça humana.

Meios de comunicação como a rede de informação por satélite Al Mayadeen, a estação de televisão Al Manar e o jornal Al-Akhbar dedicaram spots noticiosos, materiais audiovisuais e primeiras páginas para evocar um dos embaixadores da imprensa árabe mais comprometidos com a verdade.

Do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, o porta-voz Nasser Kanaani apresentou as suas mais profundas condolências pela saída do editor que era “a voz dos sem voz” e vivia como defensor da resistência e das questões humanitárias.

Aliás, o diplomata afirmou que a sua voz continuará a ser a voz da verdade e imortalizada na memória de todo escritor livre e responsável.

Nascido na cidade de Shamstar, no leste do país, Salman publicou livros, artigos e entrevistas com importantes figuras libanesas e árabes, fiéis às causas árabes contra a hegemonia e o colonialismo.

Membro do Conselho da União de Imprensa Libanesa (1976-2016), Salman recebeu o prêmio Stefano Chiarini do comitê Don’t Forget Sabra e Shatila em 2007 e a Universidade Libanesa o distinguiu em 7 de maio de 2010 com um doutorado honorário.

ro/yma/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES