12 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Sindicatos franceses pedirão ao Parlamento que rejeite reforma

Sindicatos franceses pedirão ao Parlamento que rejeite reforma

Paris, 7 mai (Prensa Latina) Os sindicatos franceses enviarão aos deputados e senadores um pedido formal de votação a favor de um projeto de lei que revoga a extensão da idade de aposentadoria de 62 para 64 anos, publicou hoje a imprensa.

Segundo o semanário Le Journal du Dimanche, consultou o texto de um e-mail que será enviado aos parlamentares na terça-feira com o pedido “solene” de que apoiem a iniciativa que será analisada pela Assembleia Nacional em 8 de junho.

O grupo de deputados das Liberdades, Independentes, Ultramarinos e Territórios (LIOT) promove a iniciativa, um dos últimos recursos para tentar travar a entrada em vigor da reforma, promulgada a 15 de abril pelo Presidente Emmanuel Macron.

“Não se trata apenas de impedir a aplicação de um dispositivo injusto, mas também de restaurar a confiança da população na realidade e vigor da sua democracia e manter a ameaçada coesão social”, reflete a mensagem.

Segundo a fonte, o correio não será enviado aos deputados da Agrupação Nacional, partido de extrema direita, cujo voto, no entanto, será fundamental para o sucesso do projeto.

Até agora, falharam as moções de censura e recursos perante o Conselho Constitucional contra a reforma que estende a idade de aposentadoria para 64 anos, as ações legislativas e judiciais que acompanharam as massivas manifestações e greves de repúdio.

Além do pedido aos parlamentares, o Intersindical, movimento que reúne os principais sindicatos contra a reforma da aposentadoria, convocou o décimo quarto dia de protestos para o dia 6 de junho, dois dias antes da apreciação na Assembleia Nacional da iniciativa de LIOT.

O governo já anunciou que colocará em vigor a reforma em setembro, e embora o partido no poder não tenha maioria absoluta na Assembleia, para que o projeto contra a reforma aos 64 anos seja bem-sucedido, tem de ter o apoio da esquerda, a extrema-direita e os conservadores, o que até agora não aconteceu, nomeadamente devido às recusas destes últimos.

mem/wmr/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES