2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia aguarda aprovação da lei do ouro no Senado

Bolívia aguarda aprovação da lei do ouro no Senado

La Paz, 3 de mai (Prensa Latina) Os bolivianos permanecem hoje aguardando a aprovação pelo Senado do Projeto de Lei 219 para a compra de ouro destinado a fortalecer as Reservas Internacionais (RIN), após seu apoio em uma comissão do Senado.

“Foram discutidos os nove artigos transitórios, tendo sido aprovado por unanimidade (…), já foi elevado à Presidência para poder ser discutido em plenário amanhã ou depois de amanhã (…), assegurou o presidente da Comissão de Economia Plural, o deputado Felix Ajpi.

O documento aprovado em 23 de abril pela Câmara dos Deputados autoriza o Banco Central da Bolívia (BCB) a comprar esse metal no mercado doméstico para fortalecer o NIR e realizar operações financeiras em ouro.

De acordo com a iniciativa legal, pela aquisição desse suporte no mercado doméstico, o BCB pagará em moeda nacional com base no preço internacional, em condições competitivas.

Estas vendas no mercado nacional, destinadas exclusivamente ao aumento do RIN, estarão isentas de Imposto sobre Transações (IT) e sujeitas à taxa zero de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), especifica o artigo oitavo do projeto de lei.

O artigo nove acrescenta que “o BCB realizará operações nos mercados internacionais com reservas de ouro, podendo comprar, investir, depositar em custódia, utilizar instrumentos de hedge, transformá-los e convertê-los em moeda estrangeira”.

Desta forma, acrescenta o texto, irá otimizar “a liquidez e/ou o desempenho das Reservas Internacionais”

O parágrafo segundo desse artigo estabelece a quantidade de ouro físico que o BCB deve manter em seus cofres em 22 toneladas, computáveis semestralmente a partir da aprovação da regulamentação.

Um terceiro parágrafo afirma que “dependendo das condições de mercado e da liquidez da moeda do RIN, o BCB tomará as providências necessárias para repor as reservas de ouro”.

A quarta esclarece que, “trimestralmente, o BCB prestará contas das operações com reservas de ouro à Assembleia Legislativa Plurinacional”.

O semanário boliviano de análise política La Época qualificou como um “triunfo do governo” o encontro realizado na quinta-feira passada pelo presidente, Luis Arce, com a bancada ALP do Movimento pelo Socialismo (MAS).

O domingo descreveu que o resultado dessa nomeação é o avanço de que a lei do ouro e outras de natureza semelhante não encontrarão nenhum obstáculo nessa instância do Estado.

“Prevemos que entre quarta e quinta-feira da próxima semana este projeto de lei, que é muito importante para os bolivianos e bolivianos, seja discutido e sancionado”, disse o chefe do Senado na semana passada, Andrónico Rodríguez, que declarou à imprensa que há consenso na maioria da bancada do MAS.

ode/jpm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES