8 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Como é Sim, eu posso, o método cubano que alfabetizou milhões?

Como é Sim, eu posso, o método cubano que alfabetizou milhões?

Havana, 27 dez (Prensa Latina) Mais de 10 milhões de pessoas em cerca de trinta países aprenderam a ler e escrever com o método cubano Sim, eu posso, que agora está se espalhando para Honduras com a chegada de um grupo de assessores pedagógicos.

O projeto de cooperação dá continuidade a um programa semelhante de 2006, quando o país estava prestes a erradicar o analfabetismo, mas foi frustrado pelo golpe contra o então presidente Manuel Zelaya e hoje a taxa de analfabetos ultrapassa 11% da população total.

O MÉTODO

Idealizado entre 2001 e 2002 por impulso do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, e da pesquisadora Leonela Relys, Sim, eu posso é um método de ensino composto, no qual os números são usados para facilitar o processo de aprender a ler e escrever associando figuras a letras.

A proposta pedagógica combina o ensino presencial com audiovisuais e a coordenação de um facilitador, o que garante uma projeção social transformadora dos alunos. Também possui versões em outros idiomas, além do espanhol, e até o Sistema Braille, para cegos.

Segundo várias fontes, a aplicação do sistema cubano permitiria alfabetizar grandes grupos de analfabetos em apenas sete semanas, que teriam a oportunidade de avançar ainda mais em sua formação com a ampliação do método denominado Sim, posso continuar.

Especialistas apontam como benefício seu baixo custo econômico para implementação, a possibilidade de adaptá-lo às necessidades e identidades específicas de cada aluno ou comunidade e a necessária participação dos diferentes atores sociais na transformação da realidade de quem aprende a ler e escrever .

IMPACTO GLOBAL

Além de suas contribuições teóricas, o método, que se tornou um programa solidário, permitiu o desenvolvimento de uma revolução cultural em vários países em desenvolvimento, como Venezuela e Bolívia, que com seu uso eliminaram o analfabetismo.

Há evidências de sua aplicação em contextos tão diversos como comunidades indígenas australianas, venezuelanas e brasileiras até áreas urbanas da Espanha e Nova Zelândia.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedeu-lhe o Prêmio Rei Sejong de Alfabetização em 2006, reconhecendo que se tratava de um novo modelo de ensino muito mais inclusivo e humanístico.

lam/kmg/jfs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES