30 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

López Obrador diz que marcha contra será no Monumento à Revolução

López Obrador diz que marcha contra será no Monumento à Revolução

Cidade do México, 11 nov (Prensa Latina) A marcha de domingo, 13, organizada por movimentos conservadores e partidos de oposição contra o presidente Andrés Manuel López Obrador, será em direção ao Monumento à Revolução.

Isso foi relatado hoje pelo próprio presidente em sua coletiva de imprensa realizada desta vez em Yucatán, onde está em uma viagem de trabalho.

A mudança se deve ao fato do zócalo, que foi o local inicial do rali após a marcha, estar ocupado no dia da final da Copa do Mundo de Beisebol 5.

López Obrador ressaltou que não aceitou a oferta de fazê-lo antes do Mausoléu Benito Juárez porque foi muito desconfortável para eles porque são todos antijuaristas.

Assim, decidiram pela esplanada do Monumento à Revolução onde começa a Avenida Juárez, e têm o direito de marchar, porque antes não era permitido, nem trânsito livre para expressar protestos.

Agora, acrescentou, é um direito conquistado pelos movimentos sociais e democráticos, como fizemos na oposição que conquistamos essa prerrogativa.

Somos da oposição e sabemos disso, sofremos com a proibição de fazer manifestações, agora a situação atual não tem nada a ver com essas proibições.

Concordamos fortemente com a marcha, que não é tanto em defesa do Instituto Nacional de Eleições (INE) como alegam, mas sim contra ele e o governo da Quarta Transformação, por duas razões importantes, disse. A primeira porque estamos garantindo assim o direito de discordar, a existência de dois projetos diferentes que equilibram a nação, a segunda porque as máscaras são retiradas e a simulação acabou, há definições, é o que há de mais interessante, disse.

Quanto à suposta justificação da marcha, a reforma eleitoral, insistiu nos seus argumentos sobre a fraude eleitoral cometida por conselheiros do INE e magistrados do Tribunal Eleitoral que não garantem eleições livres ou resultados reais, e é uma pena, segundo ele, que o México é um dos países com mais fraude eleitoral da história.

Queremos, disse ele, que acabem as fraudes eleitorais, e que respeitem eleições limpas e livres e com informação imediata sobre seus resultados, como no Brasil, onde depois de duas horas havia informação de quase todas as atas, completas, após a votação ter sido encerrada e é o maior território com o dobro da população do México.

mv/lma/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES