15 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mais um dia de greve nas refinarias francesas

Mais um dia de greve nas refinarias francesas

Paris, 19 de out (Prensa Latina) O governo francês requisitou hoje vários trabalhadores em greve para tentar acabar com a greve salarial que paralisou refinarias e depósitos de combustível por mais de três semanas.

A mídia local informou que na cidade de Lyon, pelo menos 10 grevistas foram obrigados a retornar aos seus postos no depósito Feyzin da petroleira TotalEnergies por meio de requisição, procedimento aplicado pela Prefeitura para o retorno ao trabalho, sob pena de sanções. meses de prisão.

Esta manhã, como todos os dias da greve que provoca falta de combustível e divide a opinião dos franceses a favor ou contra os trabalhadores votaram para continuar o protesto nas instalações da TotalEnergies, desta vez até o meio-dia local, enfrentando a realização de assembleias para definir o futuro do movimento.

A Confederação Geral do Trabalho (CGT) lidera a greve exigindo um aumento salarial de 10% – descartado no momento pela multinacional – diante da alta inflação vigente e do enorme faturamento da empresa, que reconheceu benefícios para mais de 10 bilhões euros no primeiro semestre.

A greve foi praticamente dissolvida há poucos dias na subsidiária francesa da petrolífera norte-americana ExxonMobil com o uso da requisição, denunciada por sindicatos e forças políticas de esquerda por violar a Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho sobre o direito de o Strike.

Segundo o Governo, a medida responde ao fato de as empresas terem chegado a acordos de aumento salarial com os sindicatos maioritários, para os quais é inadmissível manter os “bloqueios” das refinarias e armazéns em detrimento da vida normal no país.

A CGT rejeita os acordos da TotalEnergies e da ExxonMobil, por não satisfazerem as suas exigências, o que explica a continuidade da greve que provoca falta de produtos em mais de 20 por cento dos postos de abastecimento de combustível.

Com as requisições de hoje em Feyzin, o executivo espera aliviar a escassez de combustível nas regiões de Borgonha-Franco-Condado e Auvergne-Rhône-Alpes, juntamente com a Ile de France, as mais atingidas.

O dirigente sindical Antoine Lopez questionou as ações das autoridades em suas citações aos trabalhadores requisitados, já que não notificaram os sindicatos por e-mail, apenas oralmente.

oda/wmr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES