9 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pedem aos militares resultados da auditoria das eleições no Brasil

Pedem aos militares resultados da auditoria das eleições no Brasil

Brasília, 18 out (Prensa Latina) O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, ordenou que o Ministério da Defesa apresente os resultados da auditoria ao Tribunal primeiro turno das eleições no Brasil 2 de outubro no Brasil, foi noticiado hoje.

O portal G1 indica que o ministro atendeu a um pedido da organização política Red de Sustentabilidad (REDE), que argumenta que há evidentes ataques ao processo eleitoral do líder de extrema-direita Jair Bolsonaro, que aspira a ser reeleito pelo Partido Liberal.

A REDE denuncia que o ex-militar defendeu em transmissão ao vivo pela internet que foi feita uma auditoria nas urnas e não pela própria Justiça Eleitoral.

Segundo despacho do timoneiro do TSE, o prazo para a pasta apresentar os documentos é de 48 horas e deve informar qual foi a origem dos recursos gastos na auditoria.

Da mesma forma, Bolsonaro terá cinco dias para apresentar a defesa.

Segundo o G1, as conclusões da auditoria foram entregues ao ex-capitão do Exército, mas o ministério não definiu uma data para a divulgação dos resultados.

O site aponta que, sem nunca apresentar provas ou mesmo indícios de irregularidades, Bolsonaro e seus apoiadores atacam o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas, repetindo fake news negadas pelos órgãos oficiais.

“A notícia da auditoria das urnas pelas Forças Armadas, mediante entrega de relatório ao candidato à reeleição, parece demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral expressa pelo chefe do Executivo, podendo caracterizar, em teoria, desvio de propósito e abuso de poder”, dedilhou De Moraes. A REDE sustenta que Bolsonaro busca desacreditar o sistema eleitoral no país e enfraquecer o Estado Democrático de Direito.

Alega também que são recorrentes e inúmeros ataques direcionados à legitimidade do sistema eletivo, inclusive buscando atribuir às Forças Armadas o papel indevido de “poder moderador”.

O partido destaca que tal alegação de participação distorcida e direta das Forças Armadas na disputa eleitoral foi concretizada especificamente por meio de inúmeras sugestões feitas a este tribunal, a maioria delas infundadas e sem qualquer respaldo técnico.

A Justiça Eleitoral confirmou que, no primeiro turno do referendo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT, ficou em primeiro lugar, com 48,43% dos votos válidos (desconsiderados os votos em branco e nulos), e Bolsonaro teve 43,20.

Nenhum dos candidatos alcançou nesse primeiro turno a maioria absoluta dos votos, ou seja, mais da metade dos votos válidos (excluindo votos em branco e nulos), conforme estabelecido pelo código brasileiro a ser eleito. Ambos os políticos disputarão o segundo turno em 30 de outubro.

mem/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES