18 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China recebe felicitações de partidos mundiais ao Congresso do PCC

China recebe felicitações de partidos mundiais ao Congresso do PCC

Beijing, 17 out (Prensa Latina) A China recebeu mensagens de felicitações de vinte países, incluindo Vietnã, Laos e Cuba, por ocasião da celebração do 20º Congresso de seu Partido Comunista ( PCCh), confirmou hoje a imprensa local.

Segundo a agência Xinhua, os grupos de todos esses países desejaram sucesso ao grande evento e aproveitaram para reiterar a vontade de fortalecer os laços de amizade e cooperação.

O Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã expressou firme convicção de que o conclave traçará diretrizes e políticas importantes e adotará grandes direções para atingir com sucesso o objetivo de alcançar basicamente a modernização socialista.

Enquanto isso, o Partido dos Trabalhadores da República Popular Democrática da Coreia considerou que se trata de um encontro político de significado histórico na nova jornada de 100 anos do povo chinês. O Partido Revolucionário Popular do Laos disse que tanto o governo quanto todos os grupos étnicos do país valorizam a amizade tradicional com a China e estão dispostos a trabalhar com o PCC para consolidar e desenvolver continuamente a parceria estratégica abrangente de cooperação.

Por sua vez, o Partido Comunista de Cuba (PCC) destacou o significado político deste evento e reconheceu a “comprovada capacidade e sabedoria da vanguarda comunista” da nação asiática, para liderar seu povo na salvaguarda da soberania, independência nacional e unidade.

Além disso, o líder máximo daquele grupo e presidente da ilha, Miguel Díaz-Canel, expressou seus votos de sucesso durante o encontro e assegurou que seus resultados “serão um novo estímulo para as forças progressistas em todo o mundo”.

O PCCh abriu neste domingo seu 20º Congresso com um chamado a redobrar os esforços para completar a modernização do gigante asiático, ou seja, convertê-lo em um estado socialista moderno. Saudações também vieram da Argentina, África do Sul, Sri Lanka, Palestina, Quirguistão, Mongólia, Rússia, Cazaquistão, Romênia, Iraque, Mauritânia, Etiópia, Congo, Comores, Uruguai, Estados Unidos e Tadjiquistão.

O porta-voz do evento, Sun Yeli, disse à Prensa Latina que as interações do Partido com organizações políticas de todo o mundo cresceram ao longo dos anos e no espírito de igualdade, respeito mútuo e não ingerência nos assuntos internos.

Ele destacou a grande importância que a força chinesa atribui à promoção e manutenção da comunicação com outras formações de orientação marxista, como o PCC.

“Através de intercâmbios teóricos e políticos, exploramos juntos os caminhos do desenvolvimento à luz de nossas respectivas condições nacionais e como adaptar o marxismo ao contexto nacional e às necessidades de nossos tempos”, destacou o funcionário.

No entanto, o responsável salientou que o PCC não adere ao perfil ideológico nas suas relações internacionais e acolhe novos amigos, independentemente da nacionalidade e orientação política.

acl/ymr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES