28 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente vai inaugurar primeiro trem metropolitano da Bolívia

Presidente vai inaugurar primeiro trem metropolitano da Bolívia

La Paz, 13 set (Prensa Latina) Cochabamba ficará hoje na história como o primeiro departamento boliviano a ter um Trem Metropolitano quando o presidente, Luis Arce, inaugurar as linhas vermelha e verde desse sistema de transporte naquela cidade.

“O Presidente Luis Arce, o Ministério das Obras Públicas, Serviços e Habitação e a Unidade Técnica Ferroviária convidam-no a fazer parte da grande inauguração da histórica mega-obra do Comboio Metropolitano”, disse a Unidade Técnica Ferroviária no seu Facebook (UTF).

De acordo com a UTF, o chefe de Estado vai entregar a “mega obra” num ato especial na Estação Central de Santo António, situada na Avenida 6 de Agosto, esquina com Barrientos.

Com esta inauguração, Cochabamba tornar-se-á no primeiro departamento do sertão a ter um sistema de transporte ferroviário moderno, seguro, eficaz, inclusivo e amigo do ambiente, que proporcionará um serviço de qualidade aos utentes, disse a fonte. O projeto beneficiará os municípios de Sacaba, Cercado, Quillacollo, Colcapirhua, Vinto e Sipe Sipe, informou.

Com capacidade para 376 passageiros (66 sentados), o trem contará com câmeras de vigilância, radiotelefones internos, telas de informações nas paradas, ar condicionado, aquecimento e conexão Wi-Fi.

No início de agosto deste ano, o ministro das Obras Públicas, Edgar Montaño, informou que o Governo vai inaugurar as linhas Vermelha e Verde este mês como um presente para o aniversário da independência de Cochabamba (14 de setembro).

A Vermelha integra as estações de San Antonio e Agronomia por um percurso de 5,5 quilômetros, enquanto a Verde une as de San Antonio e Suticollo por 27 quilômetros.

Este trabalho começou em 16 de agosto de 2017 e deveria ter terminado em 2020, mas a administração de fato de Jeanine Áñez paralisou sua construção em fevereiro daquele ano sob o pretexto de “uma auditoria geral”.

Após o resgate da democracia com a vitória eleitoral de Arce, o presidente ordenou a retomada dos desembolsos, com uma primeira injeção de 185 milhões de bolivianos (cerca de 26 milhões de dólares) destinada ao pagamento de folha de pagamento pendente.

No entanto, o Trem Metropolitano não consiste apenas na construção das duas linhas mencionadas, mas também da Amarela.

Em relação a este último, o coordenador geral da UTF, Augusto Chassagnez, manifestou em junho a esperança de que a Prefeitura Autônoma de Cochabamba conceda o uso do solo, para tramitação da licença ambiental e início das obras.

Em 7 de setembro, Arce garantiu em um tweet que, por meio do Decreto Supremo 4792, o Gabinete de Ministros criou a Operadora do Trem Metropolitano de Cochabamba, cujo investimento total exigiu um desembolso de mais de 3.112 milhões de bolivianos (quase 445 milhões de dólares), segundo o ministro Montaño.

acl/jpm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES