26 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Greve de bancos no Líbano criticada

Greve de bancos no Líbano criticada

Beirute, 8 ago (Prensa Latina) Representantes políticos, deputados, sindicatos e federações criticaram hoje o início da greve da Associação de Bancos do Líbano no contexto da pior crise econômica e financeira de seus tempos modernos.

O chefe do Sindicato Geral dos Trabalhadores, Bechara Al-Asmar, ressaltou que a greve constitui uma demonstração de força perante o Estado e pode desencadear consequências negativas para o país.

Ao mesmo tempo, o representante da Federação de Câmaras Europeias de Peritos em Beirute, Nabil Bou Ghantous, considerou que a greve constitui um meio de evitar suas responsabilidades, além de obstruir o trabalho do judiciário na prestação de contas e na busca de justiça. a verdade sobre os direitos dos depositantes.

O especialista e assessor político e econômico denunciou que os bancos estão se afastando de seu papel de desenvolver e financiar atividades econômicas em todos os setores para se tornar uma associação de credores remunerados.

Ghantous acrescentou que o trabalho bancário deve retornar ao país, por meio de instituições estrangeiras ou cujo capital é compartilhado, entre libaneses e estrangeiros, para recuperar a confiança após políticas fracassadas no passado.

Nesse sentido, o professor Ghassan Skaf descreveu em comunicado a greve da Associação de Bancos como destrutiva e irresponsável, especialmente porque os fundos dos depositantes permanecem sem contabilização.

Skaf apontou em sua sentença o dano à segurança econômica do país e do cidadão na circunstância mais perigosa que o Líbano está passando, com quatro em cada cinco habitantes vivendo na pobreza.

Na linha da rejeição, o presidente da Federação Geral dos Sindicatos Libaneses, Maroun El-Khouli, chamou a greve da Associação de Bancos de uma rebelião contra todas as decisões judiciais.

Por meio de um comunicado, o dirigente sindical rejeitou a posição da entidade bancária em continuar a abordagem de evasão e violação da lei, além de controlar o dinheiro dos depositantes e prejudicar os interesses dos libaneses. A autoridade destacou que os precedentes da greve no setor bancário testemunharam o maior contrabando de dinheiro, que ascendeu a bilhões, incluindo o reconhecido pelo Governador do Banco do Líbano, Riad Salameh.

Nesta segunda-feira, os bancos libaneses continuam fechando suas operações apesar da liberação judicial do Diretor Geral do Banco de Crédito Tarek Khalifa, uma de suas principais demandas na convocação.

mem/yma/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES