15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pós-Brexit a Irlanda dificulta assinatura de ALC Reino Unido-EUA

Pós-Brexit a Irlanda dificulta assinatura de ALC Reino Unido-EUA

Londres, 30 de jun (Prensa Latina) O ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown assegurou hoje que os Estados Unidos não assinarão um acordo de livre comércio com o Reino Unido a menos que a crise desencadeada pelo protocolo pós-Brexit da Irlanda do Norte seja resolvida.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Não há chance de um acordo comercial entre Reino Unido e EUA se não resolvermos os problemas que estão surgindo na Irlanda, disse Brown em entrevista transmitida pela televisão Sky News na quinta-feira.

Segundo o político trabalhista que liderou o país entre 2007 e 2010, Londres “está em guerra” com Washington, porque o Congresso se opõe aos planos do governo conservador de alterar unilateralmente algumas partes do acordo selado com a União Europeia (UE) como parte do Brexit.

O protocolo foi a fórmula acordada pelo Reino Unido e pela UE para evitar uma fronteira física entre as duas Irlandas após a separação, mas exige que todos os produtos da Grã-Bretanha passem por controles sanitários e alfandegários antes de entrar naquela província britânica.

O mecanismo é rejeitado pelos sindicalistas da Irlanda do Norte leais à coroa britânica, que em protesto se retiraram do governo que, como parte dos acordos de paz da Sexta-feira Santa de 1998, devem compartilhar com os partidos republicanos.

A proposta do governo britânico de alterar partes do documento pós-Brexit passou pela primeira votação nesta semana na Câmara dos Comuns, apesar da oposição do Partido Trabalhista e de vários parlamentares conservadores, preocupados com as implicações legais dessa decisão unilateral e com os danos à a reputação do Reino Unido como um país respeitador do direito internacional.

Na opinião de Brown, Londres deve tentar por todos os meios melhorar suas relações comerciais com a UE – que se opõe à renegociação do protocolo – e assinar o acordo de livre comércio com os Estados Unidos para superar a atual crise econômica.

Se não exportarmos para os principais mercados do mundo, e se não nos dermos bem com essas novas tecnologias e indústrias, a crise do custo de vida não será temporária, mas estará conosco por anos, disse ele.

mem/nm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.