12 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lista de espera abre jornada de cinema cubano na Espanha

Lista de espera abre jornada de cinema cubano na Espanha

Madri, 24 jun (Prensa Latina) Uma homenagem ao falecido cineasta Juan Carlos Tabío marcou o início das sessões de cinema cubano na Casa de América, em Madri, com a exibição de Lista de Espera.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A presença de Vladimir Cruz (morango e chocolate) deu brilho à noite em que o diretor da Casa de América, Enrique Ojeda, anunciou que o filme de Tabío será seguido por Vampiros em Havana, Tornando-se sueco, Morte de um burocrata e O major.

Ojeda lembrou que Lista de Espera teve sua estreia mundial no Festival de Cannes (Un Certain Regard), ganhou o Prêmio do Público e o Prêmio de Melhor Filme do Ministério da Cultura da França e foi indicado para um Goya de Melhor Filme Estrangeiro em língua espanhola.

Por sua vez, Vladimir Cruz comentou que Juan Carlos Tabío foi um dos diretores mais queridos com quem trabalhou e filmar a Lista de Espera acabou sendo uma espécie de festa coletiva, de comemorações devido ao clima descontraído que ocorreu.

“Já tínhamos filmado Morango e Chocolate antes, e com Pichi (Jorge Perugorría) tivemos esse sentimento de grande respeito por Titón (Tomás Gutiérrez Alea); depois nos deram uma lista de espera e conseguimos ter um vínculo mais próximo com Tabío, que era um cara muito criativo e o víamos como um amigo”, disse Cruz.

Foi uma figura privilegiada que trabalhou com o professor Titón também em Guantanamera e soube captar muito bem a ideia do livro de Arturo Arango para fazer uma reflexão dentro da utopia na construção da Lista de Espera, acrescentou.

No evento, Ernesto Valdés, conselheiro de cultura da Embaixada de Cuba na Espanha, também usou a palavra.

rgh/ft/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.