8 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Governo do Brasil vai responder por desaparecidos na Amazônia

Governo do Brasil vai responder por desaparecidos na Amazônia

Brasília, 15 jun (Prensa Latina) O governo brasileiro tem até hoje para se posicionar sobre o caso do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista nacional Bruno Araújo, desaparecidos há 10 dias na Amazônia.

Tal ultimato surgiu a partir do veredicto do Supremo Tribunal Federal (STF), expedido em 10 de junho pelo ministro Luís Roberto Barroso.

“É dispensável que o Sr. Barroso se responsabilize pela verdade e dê cinco dias para o presidente explicar ou encontrar esses dois desaparecidos na região amazônica. Estamos fazendo nossa parte”, disse o presidente de extrema-direita Jair na segunda-feira. Bolsonaro durante entrevista concedida à Rádio CBN.

Barroso pediu ao governo federal que use “todos os meios e forças razoáveis” para encontrar os dois profissionais, vistos pela última vez em 5 de junho na comunidade São Gabriel, próximo ao seu destino, Atalaia do Norte, onde navegavam no rio Itaquaí.

Ambos desapareceram no Vale do Javarí, no extremo oeste da Amazônia, que fica perto da fronteira com o Peru e abriga pelo menos 14 grupos isolados, a maior população indígena isolada do mundo.

No expediente, o magistrado do STF também ordena que os responsáveis pelo desaparecimento sejam identificados e punidos, além de apresentar ao Supremo Tribunal Federal, no prazo de cinco dias, documento sigiloso com todas as medidas adotadas e as informações obtidas no caso.

“Sem uma ação efetiva e determinada do Estado brasileiro, a Amazônia cairá progressivamente em uma situação de anomia, de terra sem lei. É preciso reordenar as prioridades do país nessa questão”, detalha Barroso no documento.

A decisão do Ministro foi proferida a pedido da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que incitou o Superior Tribunal de Justiça por meio da ação que tratou do plano de contenção da pandemia de Covid-19 em terras indígenas.

A APIB argumentou que o desaparecimento de Phillips, colaborador do jornal The Guardian, e estudioso das comunidades indígenas ocorreu na área da barreira sanitária “que tinha como objetivo proteger a entrada da Terra Indígena do Vale do Javari”.

Em meio a versões e confusão, a Polícia Federal negou nesta segunda-feira a afirmação de Alessandra Sampaio, esposa do repórter, que afirmou que foram encontrados os corpos sem vida do marido e do indigenista.

O Sindicato das Organizações Indígenas do Vale do Javari, que denunciou o desaparecimento, também não corroborou a constatação.

Equipes de resgate encontraram no domingo uma mochila e outros pertences do desaparecido, anteriormente encontraram material “aparentemente humano” próximo à casa do pescador Amarildo Costa de Oliveira, único suspeito em prisão preventiva.

jha/ocs / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES