26 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Venezuela fortalece relações com aliados estratégicos

venezuela-fortalece-relacoes-com-aliados-estrategicos

Venezuela fortalece relações com aliados estratégicos

Por Wiliam Urquijo Pascual

Caracas, 11 jun (Prensa Latina) O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, faz hoje uma viagem internacional focada no fortalecimento das relações de cooperação nos campos político e econômico com aliados estratégicos.

Maduro chegou à Turquia no meio da semana, primeira parada de sua viagem, onde manteve uma reunião de alto nível com seu homólogo Recep Tayyip Erdogan, durante a qual as partes destacaram a força dos laços bilaterais e ratificaram o compromisso de expansão os laços de troca. Ambos os dignitários presidiram à assinatura de três acordos de cooperação em matéria de finanças, turismo, agricultura e proteção dos recursos naturais.

Em uma declaração conjunta oferecida no final da reunião de alto nível, o chefe de Estado turco descreveu a Venezuela como um parceiro estratégico na área da América Latina e do Caribe e sublinhou a vontade de aumentar o investimento e o comércio com o Sul nação americana.

Indicou também que Ancara e Caracas ratificaram os pontos de contato existentes sobre questões fundamentais do panorama geopolítico global, como a rejeição da implementação de sanções econômicas para fins intervencionistas.

Por sua vez, Nicolás Maduro expressou ao seu homólogo turco toda a gratidão do povo venezuelano pelo apoio solidário prestado durante a pandemia de Covid-19, durante a qual se demonstrou “a exemplaridade da amizade entre os dois países”.

O chefe de Estado convidou empresários turcos a investir em diversos setores da economia venezuelana como grande potencial de crescimento, como turismo e conectividade aérea, petróleo, gás e mineração, entre outros, para os quais todas as garantias legais, políticas e legais.

Após a intensa agenda de trabalho desenvolvida em Ancara, o presidente venezuelano chegou à Argélia, onde também manteve um encontro bilateral com seu homólogo Abdelmadjid Tebboune para o relançamento da Comissão Mista de Alto Nível.

Em declarações à imprensa, o presidente venezuelano explicou que esta decisão abrirá as portas para a elaboração do mapa da cooperação bilateral em matéria econômica, energia, comércio e finanças, cultura, educação.

Maduro explicou que, juntamente com seu homólogo argelino, abordaram temas relacionados à agenda energética, petróleo e gás, agricultura, ciência e tecnologia, ensino universitário, entre outros, e com base nisso decidiram construir um poderoso caminho de trabalho conjunto para a prosperidade de ambos os países.

Durante a declaração conjunta, os presidentes da Venezuela e da Argélia anunciaram que os dois países estabelecerão em breve a interconexão aérea direta, como parte dos esforços para fortalecer os laços na esfera econômica e comercial.

Por sua vez, o chefe de Estado argelino destacou a força do sistema democrático da Venezuela e a luta do país por causas justas em nível global.

Em termos de política internacional, ambos os líderes ratificaram o apoio dos seus respectivos governos à soberania e autodeterminação dos povos da Palestina e da República Árabe Saharaui Democrática.

Em seguida, o presidente da Venezuela foi ao Irã, onde também manterá uma intensa agenda de trabalho focada na elaboração do novo mapa de cooperação bilateral para os próximos 20 anos, em um esquema de desenvolvimento conjunto ganha-ganha.

“Estamos construindo um mapa de cooperação que vamos assinar amanhã (sábado), estabelecendo planos e estratégias para 20 anos de desenvolvimento das relações Irã-Venezuela”, anunciou o chefe de Estado no dia anterior em entrevista à mídia iraniana. saída Hispantv.

Maduro destacou a complementaridade dos laços econômicos entre Caracas e Teerã, bem como seu impacto no enfrentamento das medidas coercitivas unilaterais dos Estados Unidos contra ambos os países.

Nesse sentido, ele afirmou que ambas as nações conseguiram – juntas – enfrentar as sanções injustas adotadas por Washington e seus aliados ocidentais.

Ele também explicou que a estratégia de desenvolvimento econômico da Venezuela visa fortalecer os laços com as nações da região da Eurásia sob um mecanismo de crescimento conjunto.

“Na nova era de transição, o desenvolvimento deve ser alcançado integrando as capacidades científicas, tecnológicas e produtivas dos países do mundo (…) que está surgindo”, afirmou.

ode/wup/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES