27 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Dinamarca desculpa seu Ministério da Defesa em casos de abuso

Dinamarca desculpa seu Ministério da Defesa em casos de abuso

Copenhague, 31 mai (Prensa Latina) A Suprema Corte dinamarquesa absolveu hoje o Ministério da Defesa do país em um caso de “maus-tratos e tortura de prisioneiros” ocorrido durante a invasão do Iraque em 2003.

“O Ministério da Defesa está isento de responsabilidade pelas ações cometidas no Iraque”, indica o comunicado divulgado hoje pela mais alta entidade judiciária do país. Os eventos ocorreram durante a Operação Deserto Verde em novembro de 2004 no Iraque, onde as forças dinamarquesas capturaram 23 soldados iraquianos suspeitos de portar armas, segundo o relatório.

Nos últimos 11 anos, esses soldados processaram o Ministério da Defesa dinamarquês pelos maus-tratos a que foram submetidos, informou a rádio dinamarquesa.

No entanto, de acordo com o tribunal, “as tropas dinamarquesas na operação cumpriram o mandato sob o qual foram mobilizadas”.

Portanto, os próprios iraquianos são responsáveis ​​pelo incidente com os 23 soldados iraquianos acima mencionados, acrescentou o comunicado.

O Ministério da Defesa gastou mais de 4,3 milhões de dólares em pagamentos relacionados ao litígio, informa a rádio do país.

Em março de 2003, uma coalizão liderada pelos Estados Unidos invadiu o Iraque, após uma campanha de acusações infundadas sobre a suposta existência de armas de destruição em massa nas mãos do governo daquela nação árabe, pretexto que Washington e seus aliados usaram para derrubar Saddam Hussein.

rgh/hml/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES