7 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Síria chama ações turcas de crimes de guerra

Síria chama ações turcas de crimes de guerra

Damasco, 25 de maio (Prensa Latina) As ações e atividades do governo turco no norte da Síria são ilegais e constituem crimes de guerra e crimes contra a humanidade, denunciou hoje o Ministério das Relações Exteriores desta nação árabe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Esses atos não têm base legal e constituem agressão, ocupação, limpeza étnica e social e expulsão da população de suas casas e expropriação de suas propriedades, afirmou a Chancelaria em duas cartas enviadas ao Secretário-Geral das Nações Unidas e ao Presidente de turno do Conselho de Segurança.

Ele rejeitou categoricamente as reivindicações turcas de estabelecer uma “zona segura” no norte do país e considerou que busca consagrar um foco explosivo na Síria que favorece as agendas do governo de Ancara.

Este plano é um projeto colonialista e agressivo, e constitui uma poderosa ameaça à paz e segurança regional e internacional, afirmou o texto. Ele acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de buscar irresponsavelmente ampliar o conflito na região usando a soberania, independência e integridade territorial da Síria como chantagem e cartão de negociação com Ancara.

O Ministério das Relações Exteriores ressaltou que o governo sírio se reserva o direito de tomar todas as medidas necessárias sob a Carta da ONU para enfrentar as práticas de agressão, ocupação e limpeza étnica perpetradas pelo regime turco.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que seu país completou os preparativos para lançar uma operação no norte da Síria para controlar uma faixa de fronteira de 30 quilômetros de profundidade com o objetivo de remover a ameaça das milícias curdas.

Desde 2018, os militares turcos e grupos armados ilegais controlam grandes áreas nas províncias de Idlib, Aleppo, Raqa e Hasakeh, no norte da Síria.

Em várias ocasiões, Damasco denunciou essa presença e a descreveu como uma ocupação, além de assegurar que impede a liberação completa do terrorismo.

mgt/fm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.