27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Governo libanês entrará em fase interina após eleições

Governo libanês entrará em fase interina após eleições

Governo libanês entrará em fase interina após eleições
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Beirute, 21 mai (Prensa Latina)

O governo libanês do primeiro-ministro Najib Miqati entrará hoje na fase interina até a formação de um novo gabinete pelo Parlamento eleito em 15 de maio.

Os 128 deputados vencedores nas eleições vão assumir as suas funções na legislatura na próxima segunda-feira até 2026 com o objetivo inicial de nomear o chefe da entidade e o Conselho de Ministros para dar continuidade ao processo de recuperação económica.

Após a sessão ministerial de ontem, Miqati exortou os novos parlamentares a não atrasarem os trabalhos, já que os desafios da nação exigem uma gestão sólida e a cooperação de todas as partes.

O atraso na formação do governo causaria um alto custo ao povo libanês e o acesso ao plano de recuperação imporá encargos adicionais, ressaltou.

Nesse sentido, Miqati destacou a necessidade de oferecer oportunidades de trabalho, proteger os direitos dos depositantes e avançar um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Ao dirigir-se à sua gestão nos últimos oito meses, Miqati reconheceu o cumprimento da realização das eleições parlamentares, o início da rota de negociações com o FMI, o restabelecimento da imagem internacional e as relações com as nações árabes, especialmente os países de o Conselho de Cooperação do Golfo. No despacho interno, o primeiro-ministro indicou assistência social através do programa “Aman” a 45 mil famílias, que recebem entre 100 e 140 dólares em dinheiro mensalmente e prevê-se que até final de junho atinja o apoio de 150 mil.

Miqati mencionou a reabertura de escolas em todo o Líbano por meio do pagamento de incentivos econômicos aos professores; entretanto, a dívida foi constituída pelo arquivo elétrico.

Durante esse período, o governo implementou uma estratégia para garantir a quantidade mínima de energia por meio de um acordo com o Iraque e uma segunda fase aguardando a aprovação de empréstimos e acordos que incluem a importação de eletricidade da Jordânia e gás via Síria e Egito.

Considerado um dos homens mais ricos do Líbano, Maqati tornou-se primeiro-ministro em julho passado, após meses sem gabinete após a explosão do Porto de Beirute em agosto de 2010, que deixou mais de 200 mortos.

A nação dos cedros está enfrentando uma desvalorização sem precedentes de sua moeda nacional, a libra libanesa em relação ao dólar, altos preços de combustíveis, remédios e necessidades básicas que hoje colocam quatro em cada cinco cidadãos na pobreza, segundo as Nações Unidas.

car/yma/as

PL-19

2022-05-21T02:40:08

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.