27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba com direito a participar em qualquer evento continental

Cuba com direito a participar em qualquer evento continental

Havana, 10 mai (Prensa Latina) Como país membro da Grande América, Cuba tem o direito de participar de qualquer evento que discuta os destinos da região, disse o secretário-geral da Associação dos Estados do Caribe (ACS), Rodolfo Sobange.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Somos inclusivos, não exclusivos”, disse Sobange em entrevista à Prensa Latina ao se referir ao bloco regional formado por 25 nações com a costa do Mar do Caribe do México ao Suriname e todas as do arco caribenho, mais 10 associados.

“Qualquer evento regional deve incluir todos, somos parte do continente, da Grande América, e ainda mais se for um fórum continental; portanto, todos os países devem participar desse encontro”, disse ele, referindo-se à Cúpula das Américas agendada para 6 a 10 de junho em Los Angeles.

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, reiterou recentemente a denúncia de Havana sobre a intenção do governo dos Estados Unidos de excluir a ilha, assim como a Nicarágua e a Venezuela, desse grande evento.

“Os EUA continuam dando sinais de que estão organizando uma Cúpula seletiva sem todos os países do hemisfério”, escreveu o chefe de Relações Exteriores em sua conta no Twitter.

Na opinião do chanceler, com esta decisão Washington procura evitar “uma análise verdadeiramente séria dos problemas que repercutem na vida de milhões de pessoas que vivem nesta parte do mundo”, atitude que responde às motivações políticas e à dupla padrões em sua abordagem a Cuba, enfatizou.

O subsecretário de Estado dos EUA, Brian Nichols, confirmou que os Estados Unidos excluirão Cuba, Venezuela e Nicarágua da Cúpula das Américas, apesar de os apelos ao continente para realizar um evento inclusivo.

Sabonge visitou Cuba nos últimos dias para começar a coordenar a Conferência de Cooperação da ACS, mais toda a sua, prevista para novembro em Havana, reunião à qual o bloco atribui grande importância em um momento em que a região enfrenta os desafios da recuperação.

“Só através da colaboração internacional conseguiremos avançar face aos desafios que enfrentamos”, salientou o secretário-geral da ACS.

Ao expor a posição da Comunidade do Caribe, o Primeiro-Ministro de Antígua e Barbuda, Gaston Browne, por sua vez, ratificou o apoio dos países da Caricom a uma Cúpula das Américas sem exclusões.

mh/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.