28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lula lamenta a morte de Ricardo Alarcón no Brasil

lula-lamenta-a-morte-de-ricardo-alarcon-no-brasil

Lula lamenta a morte de Ricardo Alarcón no Brasil

Brasília, 2 de maio (Prensa Latina) O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do diplomata e político cubano Ricardo Alarcón, em mensagem publicada hoje no portal lula.com.br.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“O Brasil perdeu ontem um amigo e Cuba perdeu um de seus filhos mais corajosos. O ex-chanceler Ricardo Alarcón morreu, aos 84 anos, de causas naturais, depois de traçar uma das carreiras mais brilhantes dos últimos 60 anos”, indica a nota do fundador do Partido dos Trabalhadores (PT).

Ele conta que “quando criança liderou a resistência estudantil contra a ditadura de Fulgêncio Batista.

A partir de então, com o triunfo da Revolução, foi um dos diplomatas cubanos mais respeitados, servindo duas vezes como embaixador da ilha na ONU e duas vezes como ministro das Relações Exteriores, respeitado até mesmo por seus adversários americanos”.

Lula acrescenta em seu texto que “em seu mandato 1992/1993, Alarcón presidiu a Assembleia Nacional do Poder Popular, equivalente ao Congresso Nacional. Alarcón levará para sempre meu abraço fraterno e a admiração dos amigos que fez no Brasil “, comenta o ex-governante.

O PT também expressa em carta “suas mais profundas condolências à família e amigos de Ricardo Alarcón de Quesada, 84 anos, ex-ministro das Relações Exteriores, presidente do Parlamento cubano e internacionalista cubano, falecido ontem, 1º de maio de 2022”.

Ele o descreve como “um colega com grande capacidade de diálogo e construção política, em defesa do povo cubano e da América Latina”.

Nascido em 21 de maio de 1937, Alarcón foi fundador do Partido Comunista e membro de seu Birô Político até 2013.

Ele desempenhou um papel importante nas ações para a libertação de cinco antiterroristas cubanos (Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González e René González), que cumpriram penas longas e arbitrárias nos Estados Unidos.

ode/ocs/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.