17 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chile sedia a primeira cúpula do Acordo Ambiental de Escazú

acuerdo_de_escazu-324x216

Chile sedia a primeira cúpula do Acordo Ambiental de Escazú

Santiago do Chile, 20 abr (Prensa Latina) A partir de hoje, o Chile sediará a primeira cúpula do Acordo de Escazú, que reunirá os países latino-americanos que assinaram o tratado, o único no mundo para a proteção de ativistas ambientais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Conferência das Partes abordará medidas financeiras para a implementação do pacto, seu funcionamento e estratégias, explicou em comunicado a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

O presidente da nação, Gabriel Boric, liderará nesta quarta-feira a inauguração desta primeira reunião da Conferência das Partes do Acordo de Escazú, aprovada em 2018 após seis anos de negociação, especificou a agência.

A reunião, que se realizará até sexta-feira na sede da CEPAL aqui, convoca autoridades e representantes oficiais dos países que assinaram o documento, e outros em processo de assinatura, para analisar o estado de aplicação do Acordo.

O programa inclui discursos da Vice-Presidente da Costa Rica, Epsy Campbell Barr (virtual); a Secretária de Mudanças Climáticas da Argentina, Cecilia Nicolini; e o secretário executivo interino da CEPAL, Mario Cimoli.

A sessão de encerramento na sexta-feira incluirá um evento de alto nível sobre a celebração do primeiro aniversário da entrada em vigor do acordo e o Dia Internacional da Mãe Terra, ambos comemorados no mesmo dia.

O chamado “Acordo Regional sobre Acesso à Informação, Participação Pública e Acesso à Justiça em Questões Ambientais na América Latina e no Caribe” foi assinado por 24 países e ratificado por 12.

Os signatários até agora são Antígua e Barbuda, Argentina, Bolívia, Equador, Guiana, México, Nicarágua, Panamá, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia e Uruguai.

O grupo com ratificação pendente inclui outros 11 estados, incluindo Peru, Colômbia e Chile, este último com sua adesão anunciada em março pelo presidente Boric.

A aliança protege os ambientalistas, busca uma melhor implementação das políticas ambientais, garante os direitos ambientais e salvaguarda a biodiversidade em tempos de emergência climática.

O termo e nome do atual cantão “Escazú”, na Costa Rica, alude à palavra indígena Huetar ‘Itzkatzu’, que significa “sesteo” ou “pedra de descanso”, ou seja, um lugar de descanso.

jcm/apb / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.