30 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Exortam a CEPAL a fortalecer alianças para cumprir a Agenda 2030 (+Fotos)

Exortam a CEPAL a fortalecer alianças para cumprir a Agenda 2030 (+Fotos)

Santiago do Chile, 17 abr (Prensa Latina) Representantes de vários países reunidos hoje na CEPAL apresentaram suas experiências para avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e pediram a promoção de alianças para alcançar o cumprimento dessas metas. Cerca de mil delegados de governos, instituições internacionais e sociedade civil, entre outros atores, participam na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), no Chile, no sétimo fórum regional que avalia os avanços e desafios da Agenda 2030.

Falando no evento, o chefe da delegação cubana, Carlos Fidel Martín, expressou sua satisfação por ver como este espaço se consolida como o principal mecanismo regional de monitoramento dos 17 ODS.

O diretor das Organizações Econômicas Internacionais do Ministério do Comércio Externo e Investimento Estrangeiro explicou que o seu país tem mostrado progressos desde a implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social até 2030.

A nação caribenha garante o livre acesso a um conjunto de serviços sociais básicos, o que lhe permitiu alcançar elevados níveis de desenvolvimento humano, afirmou.

Cuba, apesar de estar sujeita ao bloqueio dos Estados Unidos há mais de 60 anos, reiterou o seu compromisso com os objetivos da ONU e também manifestou a sua vontade de continuar a apoiar outros países que o façam através da cooperação solidária e com os modestos recursos que necessita.

“Queremos ser enfáticos, sem paz não é possível falar de desenvolvimento sustentável, e a Agenda 2030 não será possível sem ela, nem sem cooperação, solidariedade e multilateralismo”, expressou.

Por sua vez, a representação do Brasil explicou que desde o regresso de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência, em janeiro de 2023, o governo voltou a criar a comissão nacional para o desenvolvimento sustentável.

Entre os programas citou o Bolsa Família, que permitirá avançar na redução da pobreza e da fome; o plano de transição ecológica e a prevenção e controle do desmatamento na Amazônia.

Porém, ainda há muito a fazer e por isso a troca de experiências e a cooperação são importantes para identificar as melhores práticas em uma região onde compartilhamos problemas semelhantes, afirmou a delegação brasileira.

Estados-membros da ONU comprometeram-se a cumprir 17 objetivos em 15 anos, incluindo fome zero, erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, água e saneamento, energia sustentável, pleno emprego e combate às alterações climáticas.

Segundo o relatório aqui apresentado, a CEPAL considera que na região 22% dos ODS serão alcançados, em 46 há progresso em direção favorável, mas não com a velocidade necessária e os 32 restantes não seriam alcançados.

oda/car/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES