26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente boliviano destaca caloroso abraço com contraparte chilena

presidente-boliviano-destaca-caloroso-abraco-com-contraparte-chilena

Presidente boliviano destaca caloroso abraço com contraparte chilena

Santiago do Chile, 11 mar (Prensa Latina) O presidente da Bolívia, Luis Arce, destacou hoje a afinidade histórica da luta latino-americana entre seu país e a Bolívia, e o caloroso abraço com o novo presidente do Chile, Gabriel Boric.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Parabenizamos o novo presidente Gabriel Boric e o povo do Chile, com quem compartilhamos uma longa história de luta e resistência latino-americana”, escreveu Arce no Twitter depois de assistir à cerimônia de posse do presidente chileno.

Acrescentou “a certeza de que sua inauguração fortalecerá nossos laços de fraternidade, criando mais pontes de integração” e compartilhou um vídeo mostrando o forte abraço e o breve diálogo afetuoso que teve com Boric ao felicitá-lo após sua posse.

Historicamente, as relações entre a Bolívia e o Chile têm sido caracterizadas por repetidas tensões diplomáticas sobre a demanda da Bolívia por uma saída para o mar perdida pela conquista do Chile de suas costas no século XIX, e pelo descaso do Chile com essa reivindicação.

Em 2013, o governo boliviano levou a disputa ao Tribunal Internacional de Justiça em Haia para ordenar ao Chile que honrasse suas reiteradas ofertas para negociar um acesso soberano boliviano ao Pacífico, e em outubro de 2018 o tribunal decidiu contra a reivindicação, fechando assim a questão para o Chile.

mgt/mrs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.