26 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Venezuela denuncia politização do sistema internacional de DDHH

Venezuela, Maduro, denuncia, consejo, derechos, humanos

Venezuela denuncia politização do sistema internacional de DDHH

Caracas, 28 fev (Prensa Latina) O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou hoje a politização do sistema internacional de direitos humanos em favor dos interesses hegemônicos dos Estados Unidos e de seus aliados ocidentais.

Falando por videoconferência na 49ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra, Suíça, o líder venezuelano advertiu sobre as tentativas de impor fórmulas de colonialismo judicial a países soberanos através do órgão multilateral.

Maduro condenou perante as Nações Unidas a “campanha de mídia sustentada” para criminalizar a Venezuela, juntamente com as tentativas de golpe de Estado e assassinato, invasões mercenárias e penetração paramilitar promovidas a partir de Washington, com o apoio do governo colombiano, disse ele.

O dignitário também rejeitou a implementação de medidas coercitivas unilaterais contra o país sul-americano pelos Estados Unidos e pelo sistema financeiro internacional, o que privou o estado venezuelano de 99% de sua renda em moeda estrangeira das exportações.

Essas ações punitivas também causaram a perda de pelo menos 30 bilhões de dólares, que fazem parte dos ativos da Venezuela no exterior, ressaltou o presidente.

Ele lembrou que o Banco da Inglaterra sequestrou 31 toneladas de ouro das reservas internacionais da Venezuela, enquanto o Novo Banco de Portugal sequestrou, sob a forma de congelamento, mais de um bilhão de dólares pertencentes ao país sul-americano.

Da mesma forma, o City Bank transferiu ilegalmente mais de 342 milhões de dólares do Banco Central da Venezuela para uma conta no Departamento do Tesouro dos Estados Unidos; “estas três instituições financeiras nos negam o direito de usar recursos para comprar vacinas, suprimentos, alimentos, para combater a Covid-19”, disse ele.

Maduro disse que um total de 502 medidas coercitivas unilaterais foram aplicadas à Venezuela para destruir sua economia, desestabilizar o sistema democrático e pôr fim ao modelo social inclusivo construído pela Revolução Bolivariana.

O Chefe de Estado também destacou as ações implementadas com sucesso pelo governo venezuelano para mitigar o impacto da pandemia e garantir a saúde e o bem-estar da população, apesar dos efeitos das chamadas sanções.

Maduro assinalou que a pandemia exacerbou a injustiça e as profundas desigualdades em nível global, expressas na disparidade de acesso a vacinas e tratamentos por parte dos países de baixa renda.

mem/wup/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES