2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Profissionais de cinema em Cuba debatem novo Código da Família

Cuba, código, familias, debates

Profissionais de cinema em Cuba debatem novo Código da Família

Havana, 22 de fev(Prensa Latina) A estreita relação entre o cinema e a sociedade onde é produzido exige que os profissionais do sindicato conheçam sua realidade e participem do debate, que Cuba está articulando atualmente com o projeto do novo Código da Família.

Neste contexto, os trabalhadores do Instituto Cubano de Arte e Indústrias Cinematográficas analisaram, na véspera, o projeto educativo e ético que se coloca à disposição do povo para fazer sugestões e compartilhar critérios.

O cinema 23 e 12 de Havana foi o palco desta troca, que teve como convidada a vice-presidente da União Nacional de Juristas de Cuba, Yamila González Ferrer, para esclarecer dúvidas atuais sobre o documento.

González Ferrer “agradeceu a participação dos presentes e destacou a importância de debater em todos os espaços possíveis porque discutir com respeito e empatia nos enriquece e traz novos argumentos”.

A legislação, que protege os direitos e garantias das famílias cubanas e sua heterogeneidade, se apresenta à sociedade para gerar alternativas e possibilidades que contemplem nossa atual realidade familiar: cada vez mais plural e diversa.

Segundo o especialista, o Código introduz novas figuras jurídicas, inclui mais variantes e reconhece e protege outros modelos de família (monoparental, homoparental e montado, entre outros) que existem para além da família nuclear tradicional.

Referiu-se também aos direitos concedidos a quem não os tem e à sua condenação de todas as formas de violência e discriminação porque em matéria de família nenhum caso é igual ao outro e todos temos direitos iguais e merecemos respeito.

Da mesma forma, a médica pediu aos participantes que o estudem em profundidade e não o deixem em um documento porque, segundo ela, a aspiração é conseguir um instrumento jurídico capaz de integrar todas as instituições cubanas.

O atual Código da Família em Cuba data de 1975, enquanto o novo projeto estará em consulta popular até abril próximo para que os habitantes da ilha possam propor modificações, eliminações ou acréscimos ao documento.

A versão final do texto resultante deste debate deverá ser aprovada pela Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento) e posteriormente submetida a referendo de toda a população.

mem/yrv/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES