27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Venezuela intensifica luta contra paramilitarismo e crime organizado (+Fotos)

Venezuela intensifica luta contra paramilitarismo e crime organizado

Venezuela intensifica luta contra paramilitarismo e crime organizado (+Fotos)

Caracas, 12 fev (Prensa Latina) As Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) e as forças de segurança venezuelanas estão intensificando hoje as operações em várias frentes na luta contra grupos paramilitares e estruturas do crime organizado.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma entrevista coletiva no dia anterior, o Ministro da Defesa Vladimir Padrino López fez uma avaliação das ações desenvolvidas na região fronteiriça, principalmente no estado de Apure, no sudoeste do país, contra os chamados Tancol (terroristas armados do tráfico de drogas colombianos).

Venezuela intensifica luta contra paramilitarismo e crime organizado

O chefe de Estado disse que, como parte do exercício do Escudo Bolivariano 2022, destinado a neutralizar esses comandos paramilitares, nove irregulares da Colômbia foram mortos desde o início do ano, com mais 56 indivíduos capturados e entregues ao Ministério Público.

Durante as manobras defensivas, as tropas da FANB ocuparam 16 campos improvisados que serviram como bases operacionais para os grupos Tancol acima mencionados, onde veículos, dispositivos explosivos, três aeronaves, equipamentos de comunicação e maquinaria pesada foram apreendidos.

Venezuela intensifica luta contra paramilitarismo e crime organizado

Um grande arsenal de armas de guerra de vários calibres, um total de 3.600 munições, 1,2 toneladas de cocaína e 800 quilos de maconha também foram apreendidos, disse à mídia Padrino López.

O Ministro da Defesa destacou que as operações se concentraram no estado de Apure, em um território de 25.000 quilômetros quadrados, com o objetivo de erradicar os grupos paramilitares que estão tentando assumir esta rota transfronteiriça para fins de tráfico de drogas.

A este respeito, as tropas da FANB também estão destacadas no Amazonas, Sucre, Zulia e Bolivar para conter e desalojar estruturas criminosas que entram em território venezuelano através das fronteiras, disse ele.

Ao mesmo tempo em que estas ações, forças especiais de várias forças policiais implantaram durante a última semana uma extensa operação de segurança no estado do Aragua, com o resultado de 31 indivíduos capturados e nove mortos, todos pertencentes a estruturas do crime organizado.

O Ministro Venezuelano de Relações Internas, Justiça e Paz, Remigio Ceballos, disse que a Operação Gran Cacique Guaicaipuro também levou à apreensão de armas de fogo, revistas, mais de 2.000 cartuchos de vários calibres, explosivos e veículos.

Entre os criminosos mortos nos confrontos estava o notório criminoso Carlos Luis Revette, conhecido como Koki, um dos principais líderes das gangues paramilitares expulsas em julho de 2021 do setor Cota 905 em Caracas. No meio da semana, o presidente Nicolás Maduro garantiu que o grupo criminoso neutralizado na área de Tejerías, estado de Aragua, tinha o objetivo de preparar uma base paramilitar para atacar a capital venezuelana.

msm/wup/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.