26 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Tambores de guerra? Espanha pede aos cidadãos que deixem Ucrânia

Tambores de guerra? Espanha pede aos cidadãos que deixem Ucrânia

Tambores de guerra? Espanha pede aos cidadãos que deixem Ucrânia

Madri, 12 fev (Prensa Latina) Os tambores de guerra estão novamente batendo na Europa por causa da crise na Ucrânia, e a Espanha hoje se uniu à ideia de pedir a seus cidadãos que deixem o país.

Em linha com a iniciativa dentro da União Europeia (UE), seguindo uma linha traçada desde o início pelos Estados Unidos, o Ministério das Relações Exteriores espanhol recomendou no sábado que os espanhóis que vivem atualmente na Ucrânia considerassem seriamente a possibilidade de deixar o país temporariamente, tendo em vista a situação instável da segurança.

Com base nos contatos estabelecidos pelo Ministro das Relações Exteriores, José Manuel Albares, foi feita a sugestão de não viajar para a Ucrânia, bem como a possibilidade de deixar o país temporariamente, “pelos meios comerciais disponíveis, enquanto as circunstâncias atuais persistirem”.

Nesta linha, o Presidente do Governo, Pedro Sánchez, chamou o Rei Felipe VI neste sábado para informá-lo sobre estas novas recomendações adotadas durante uma reunião de embaixadores do bloco da UE em Kiev.

O chefe do Executivo comentou a questão ao líder do Partido Popular, Pablo Casado. Também, através da segunda vice-presidente, Yolanda Díaz, aos parceiros da coalizão do governo, em todos os casos, para apontar também que ele manterá todas as partes atualizadas sobre a situação.

Albares, por sua vez, estará encarregado de discutir o assunto com os porta-vozes dos grupos parlamentares.

Apesar de manter um canal de diálogo com a Rússia e a Ucrânia através de várias ações diplomáticas e diálogo direto entre Washington e Moscou, vários países e organizações internacionais têm aconselhado seus cidadãos e o pessoal não essencial da embaixada a evacuar o país.

Segundo os EUA e seu presidente Joe Biden, “há uma possibilidade clara” de Moscou lançar um ataque, algo que o presidente russo Vladimir Putin continua a negar fortemente.

rgh/ft/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES