2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Crise ucraniana pode ir além da geografia, alerta a Rússia

Crise ucraniana pode ir além da geografia, alerta a Rússia

Moscou, 4 abr (Prensa Latina) A crise ucraniana pode ir além de seu marco geográfico devido às ações dos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), declarou hoje o vice-ministro russo de Relações Exteriores, Alexandr Grushko.

“Como resultado das ações aventureiras de um ou dois países membros da OTAN, a situação na Ucrânia pode ultrapassar suas fronteiras e atingir uma escala completamente diferente”, disse Grushko em uma entrevista à agência de notícias Sputnik.

De acordo com o diplomata, as declarações do presidente francês Emmanuel Macron sobre o possível envio de tropas para a Ucrânia “mostram uma disposição para seguir o caminho da escalada em termos quando o Ocidente sofrer uma derrota estratégica nos campos de batalha”.

O dia 24 de fevereiro marcou o segundo aniversário do início da operação militar especial da Rússia, que, segundo o presidente Vladimir Putin, tinha como objetivo proteger a população do “genocídio das atuais autoridades de Kiev”.

Ele também busca abordar os riscos à segurança nacional representados pelo avanço do bloco atlântico em direção ao leste.

No final de fevereiro, o presidente francês disse que havia discutido com os líderes de alguns países membros da OTAN, incluindo Alemanha, Dinamarca, Holanda, Polônia e Reino Unido, a possibilidade de enviar pessoal militar para a Ucrânia, mas não houve consenso.

Vários países membros do bloco, como Bulgária, Canadá, República Tcheca, Finlândia, Alemanha, Polônia, Espanha e Estados Unidos, já se distanciaram de Macron e se recusaram a enviar seus soldados para a Ucrânia.

Moscou indicou que alguns países do bloco militar avaliaram sensatamente o perigo potencial do plano de Paris.

Na quarta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse ter novas informações de que Paris está preparando um contingente militar de cerca de 1.500 soldados para ser enviado à Ucrânia.

jf/gfa/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES