26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Trump insiste em obstruir investigação sobre ataque ao Capitólio

trump-insiste-em-obstruir-investigacao-sobre-ataque-ao-capitolio

Trump insiste em obstruir investigação sobre ataque ao Capitólio

Washington, 19 jan (Prensa Latina) Os advogados do ex-presidente Donald Trump disseram que o comitê que investiga o ataque ao Capitólio hoje não será prejudicado se os juízes atrasarem a transferência dos registros do magnata de Nova York.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A reivindicação ocorreu em meio a um confronto legal em andamento entre Trump e o painel da Câmara sobre se um conjunto de dados que esclareceria os distúrbios de 6 de janeiro de 2021 é protegido pelo chamado “privilégio executivo”.

Na terça-feira, os defensores do empresário rejeitaram a alegação do comitê de que uma prolongada briga legal ameaça minar seu trabalho.

“Os réus não serão prejudicados pelo atraso. Apesar da insistência de que a investigação é urgente, mais de um ano se passou desde 6 de janeiro de 2021. Faltam anos para a próxima transição de poder, argumentaram.

O Comitê tem tempo para fazer uma análise ponderada dessas questões importantes e garantir que não cause danos estruturais irreparáveis no processo”, acrescentaram.

O painel da Câmara, por sua vez, enfatizou a importância de uma pronta resolução do caso.

Os investigadores não estabeleceram um prazo fixo para concluir a investigação, no entanto, seu presidente, deputado Bennie Thompson (democrata do Mississippi), assegurou que esperam ter um relatório preliminar no início da primavera de 2022.

Trump recorreu à Suprema Corte no mês passado depois que tribunais federais inferiores em Washington, D.C., negaram seu pedido para impedir que os Arquivos Nacionais entregassem os registros.

Seus advogados pediram aos juízes que protejam os materiais contestados da divulgação enquanto consideram seu recurso formal.

O painel solicitou registros de chamadas, e-mails e outros documentos do governo anterior para identificar os principais responsáveis pelo motim, no qual cinco pessoas foram mortas, incluindo um agente de segurança.

O trabalho do Comitê Seleto é de extrema importância e urgência: investigar um dos episódios mais sombrios da história de nossa nação, um ataque mortal ao Congresso e uma interrupção sem precedentes da transferência pacífica de poder de um presidente para outro, insistiu o painel.

A prolongada briga judicial de Trump atraiu comparações com sua estratégia de litígio como presidente, na qual táticas de adiamento foram implantadas para impedir processos e investigações, de acordo com The Hill.

Em 6 de janeiro de 2021, uma multidão de apoiadores do magnata tentou bloquear a vitória presidencial do democrata após as alegações insistentes e falsas de Trump de que as eleições de novembro de 2020 foram roubadas.

rg/age/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.